Operação Akuanduba: STF afasta Eduardo Bim da presidência do Ibama

19 de maio de 2021 194

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Fortunato Bim, foi afastado do cargo, nesta quarta-feira (19/5), após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O magistrado da Suprema Corte autorizou operação que apura exportação de madeira ilegal. Além de Bim, outros nove agentes públicos foram afastados do cargo.

Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19/5), a Operação Akuanduba, que investiga crimes contra a administração pública, como corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro.

Endereços ligados ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, são alvo da ação.

Além das buscas e do afastamento de 10 agentes públicos, o STF determinou a suspensão imediata da aplicação do despacho emitido em fevereiro de 2020 pelo Ibama, que, contrariando normativos e pareceres técnicos do órgão, permitiu a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorizações de exportação.

 

Fonte: METRÓPOLES/Tácio Lorran