Opinião: Cachorro se cria com ração, filho com educação

22 de fevereiro de 2018 665

Dois são os pro­ble­mas gra­vís­si­mos aban­do­na­dos por su­ces­si­vos go­ver­nos do Bra­sil. São eles o pla­ne­ja­men­to fa­mi­liar e o con­tro­le de na­ta­li­da­de. E eles têm múl­ti­plas cau­sas. Aque­les e aque­las que pro­cri­am e têm fi­lhos tam­bém têm cul­pa. Por­que es­ta­mos aqui a fa­lar de gê­ne­ro hu­ma­no, do­ta­do que é de ins­tin­to e pra­zer se­xu­al, mas tam­bém de ra­ci­o­na­li­da­de, de in­te­li­gên­cia e dis­cer­ni­men­to.

Em ou­tras pa­la­vras ca­da pes­soa não só tem, mas de­tém o de­ver de es­co­lher (dis­cer­nir) o que é cer­to e o que er­ra­do, o que é bom pa­ra si e pa­ra aque­la cri­an­ça que ela co­lo­ca­rá nes­se mun­do.

Va­mos ini­ci­ar a pre­sen­te dis­cus­são pe­lo la­do do ho­mem ou mu­lher que vai pro­cri­ar. No con­cer­nen­te ao pai me­nor de ida­de os mo­ti­vos que o le­vam a ter um fi­lho ain­da ado­les­cen­te en­vol­ve sua in­su­fi­ci­en­te in­for­ma­ção so­bre ati­vi­da­de se­xu­al e bi­o­lo­gia da fe­cun­da­ção. Es­sa de­sin­for­ma­ção em ge­ral de­cor­re de bai­xa es­co­la­ri­da­de do pró­prio in­di­ví­duo e dos pa­is que por con­se­quên­cia não reú­nem con­di­ções téc­ni­cas e cul­tu­ra­is em ori­en­tar os fi­lhos so­bre se­xu­a­li­da­de e mé­to­dos con­tra­cep­ti­vos.

Os mes­mos cri­té­rios se apli­cam à gra­vi­dez nas me­ni­nas ado­les­cen­tes. Bai­xa es­co­la­ri­da­de des­sas ga­ro­tas e das fa­mí­lias, e fal­ta de di­á­lo­go fran­co e cla­ro so­bre a bi­o­lo­gia da re­pro­du­ção hu­ma­na. Em lu­gar de edu­ca­ção, têm-se a im­be­ci­li­za­ção e pro­gra­mas as­sis­ten­ci­a­lis­tas de go­ver­nos pe­te­co­mu­nis­tas. Na­da con­tra Lu­la , Dil­ma e par­ças. Mas, de­ve­ria ter por­que eles des­tro­ça­ram o pa­ís e su­as eco­no­mi­as.

Ago­ra to­me­mos a si­tu­a­ção dos pro­ge­ni­to­res bem mai­o­res de ida­de, nos qua­is se con­si­de­ram ha­ver uma ple­na ma­tu­ri­da­de da ra­ci­o­na­li­da­de, da in­te­li­gên­cia e do dis­cer­ni­men­to, que por con­cei­to é a ap­ti­dão em de­fi­nir o cer­to do er­ra­do, o bem do mal.

Tais con­si­de­ra­ções se apli­cam aos dois gê­ne­ros, ho­mem e a mu­lher. To­me-se ago­ra o exem­plo de um pai ou mãe que faz a op­ção em ter um fi­lho. Mas es­se pai ou mãe en­con­tra na ca­te­go­ria de de­sem­pre­ga­do, ou mes­mo com tra­ba­lho for­mal ou in­for­mal, mas de bai­xa ren­da. Pro­cri­ar, ain­da que se­ja um fi­lho, sig­ni­fi­ca cus­to ma­te­ri­al, as­sis­tên­cia ali­men­tar e mé­di­ca; e cer­ta­men­te cus­to com edu­ca­ção. Ten­do em con­ta que sa­ú­de e en­si­no fun­da­men­tal são di­rei­tos cons­ti­tu­ci­o­nais, mas no Bra­sil, são itens de bai­xa qua­li­da­de.

As­sim é de pre­vi­são cris­ta­li­na que a cri­a­ção e edu­ca­ção de um fi­lho úni­co en­vol­vem gas­tos con­tí­nuos e ele­va­dos, du­ran­te no mí­ni­mo 20 anos. Ima­gi­ne­mos en­tão ter uma pro­le de cinco fi­lhos, sem as con­di­ções fi­nan­cei­ras mí­ni­mas pa­ra tal.

Fa­zen­do uma con­si­de­ra­ção pe­lo la­do dos pa­is pro­cri­a­do­res, que sem es­se su­por­te bá­si­co, ain­da as­sim op­tam por uma pro­le de 3 fi­lhos ou mais, es­ses ge­ni­to­res se as­se­me­lham a um ani­mal men­te­cap­to, com al­gu­ma san­di­ce , le­vi­a­no, ir­res­pon­sá­vel e até de­li­tuo­so. Pe­lo fun­da­men­tal e hu­ma­no fa­to de in­su­fi­ci­en­te con­di­ções no apoio e pro­vi­men­to  de uma dig­na cri­a­ção e edu­ca­ção de uma cri­an­ça.

Que exal­te de ma­nei­ra bem con­sis­ten­te e se­ve­ra :  há uma gi­gan­tes­ca di­fe­ren­ça en­tre a cri­a­ção de uma ni­nha­da de ca­chor­ros e de fi­lhos. Bi­chos ape­nas se cri­am. Fi­lhos e gen­te di­fe­rem mui­to por­que exi­gem (por di­rei­tos hu­ma­nos) cri­a­ção, edu­ca­ção e for­ma­ção dig­nas.

Por  edu­ca­ção e for­ma­ção dig­nas en­ten­dem-se al­fa­be­ti­za­ção e es­co­la­ri­za­ção de qua­li­da­de. São con­di­ções que co­me­çam com uma boa ori­en­ta­ção éti­ca e cul­tu­ral ofe­re­ci­das pe­los pa­is, que de­vem ter um ní­vel de es­co­la­ri­da­de bá­si­co pa­ra tal mis­são. E no Bra­sil sa­be­mos que nem sem­pre is­to é pos­sí­vel. Os pro­gra­mas as­sis­ten­ci­a­lis­tas dão bol­sas e abo­nos mas não dão edu­ca­ção.  Por­que le­vam ao dis­cer­ni­men­to e es­cla­re­ci­men­to do elei­tor e per­da de vo­tos.

Por úl­ti­mo ,o pla­ne­ja­men­to fa­mi­liar e con­tro­le de na­ta­li­da­de de ori­en­ta­ção e res­pon­sa­bi­li­da­de do Es­ta­do. Êi-los .

No Bra­sil as po­lí­ti­cas de sa­ú­de pú­bli­ca em tais ques­tões sem­pre fo­ram pí­fi­as e es­cas­sas. Bas­ta ima­gi­nar a op­ção de uma la­que­a­du­ra de trom­pa ou va­sec­to­mia. A bu­ro­cra­cia e exi­gên­cia pe­ri­ci­al (jun­ta mé­di­ca) pa­ra ob­ter es­ta téc­ni­ca con­tra­cep­ti­va são de­ses­ti­mu­lan­tes pa­ra qual­quer usu­á­rio (a) que pro­cu­ra as uni­da­des do SUS pa­ra tal pro­ce­di­men­to.

Quan­do se op­ta por mé­to­dos an­ti­con­cep­ci­o­nais mais sim­ples e de bai­xo cus­to, a exem­plo das pí­lu­las ano­vu­la­tó­ri­as e pre­ser­va­ti­vos, nem sem­pre eles são en­con­tra­dos nas uni­da­des de sa­ú­de pú­bli­ca.

So­ma­dos a tu­do is­to não vê por par­te do go­ver­no cam­pa­nhas e pro­gra­mas de ins­tru­ção e ori­en­ta­ção so­bre pla­ne­ja­men­to fa­mi­liar e con­tro­le de na­ta­li­da­de.

As­sim, têm-se es­se qua­dro dra­má­ti­co de des­con­tro­le po­pu­la­cio­nal, de cri­an­ças, jo­vens e adul­tos com­ple­ta­men­te de­sas­sis­ti­dos do di­rei­tos mais ele­men­ta­res .   São os exem­plos de uma edu­ca­ção de qua­li­da­de, con­di­ções dig­nas de mo­ra­dia e as­sis­tên­cia mé­di­ca. São di­rei­tos na Cons­ti­tu­i­ção, mas na prá­ti­ca, inal­can­çá­veis.

To­dos os go­ver­nan­tes são unís­so­nos em su­as ora­tó­ri­as e cam­pa­nhas no to­can­te aos mais de 200 mi­lhões que é a po­pu­la­ção bra­si­lei­ra. Mas, nun­ca men­ci­o­nam os mi­lhões de de­sem­pre­ga­dos, de anal­fa­be­tos ab­so­lu­tos e fun­cio­nais, de cri­an­ças fo­ra das es­co­las, dos jo­vens que não com­ple­tam o 2º grau.

Mui­to me­lhor e  se­ria mais hu­ma­no, se fôs­se­mos a me­ta­de do que so­mos, mas sem de­sem­pre­go e sem anal­fa­be­tis­mo. Tu­do por cul­pa do ci­da­dão e do go­ver­no. Fal­tam pla­ne­ja­men­to fa­mi­liar e con­tro­le de na­ta­li­da­de. Ci­da­dã­os e go­ver­nos so­li­da­ri­a­men­te res­pon­sá­veis , por­que to­dos so­mos do­ta­dos de ra­zão e ju­í­zo cri­ti­co , em sa­ber se­pa­rar o joio do tri­go, o bem do mal . Cri­ar fi­lhos não é o mes­mo que cri­ar ca­chor­ro. Ca­chor­ro se cria com ra­ção. Fi­lho se cria com al­to cus­to, as­sis­tên­cia ali­men­tar e mé­di­ca e edu­ca­ção de boa qua­li­da­de , e pon­to fi­nal .   Fe­ve­rei­ro/2018.

 

(Jo­ão Jo­a­quim, mé­di­co, ar­ti­cu­lis­ta. DM fa­ce­bo­ok/ jo­ão jo­a­quim de oli­vei­ra www.drjo­ao­jo­a­quim.blog­spot.com – What­sApp (62) 98224-8810)