Orçamento de Rondônia de 2025 acima de R$ 17 bilhões, transição democrática ao cargo de prefeito de Porto Velho, nível do Madeira sobe lentamente

6 de novembro de 2024 45

Orçamento – Na coluna de ontem publicamos nota sobre o Orçamento do Estado de Rondônia para o próximo ano. Os deputados, antes do recesso parlamentar de fim de ano, que regimentalmente é a partir de 20 de dezembro têm – ou devem – votar o orçamento do próximo ano. Este ano o Orçamento de Rondônia foi pouco acima de 16 bilhões e, para este ano, a proposta está na Assembleia Legislativa desde 17 de setembro para discussão nas comissões pertinentes, colocação de emendas pelos parlamentares e aprovação com valor superior a R$ 17,2 bilhões. O futuro econômico-financeiro-social do Estado depende da elaboração de um orçamento adequado à realidade de Rondônia, por isso os deputados têm um prazo razoável para discutir, analisar com a devida prudência e responsabilidade que a matéria exige.

Transição – O processo de mudança de governo na Prefeitura de Porto Velho está em andamento. O prefeito Hildon Chaves (PSDB) democraticamente e corretamente abriu as portas do Prédio do Relógio para que o grupo do prefeito-eleito, Leo Moraes (Podemos) possa se inteirar da situação econômico-financeira do município, para que o futuro prefeito possa assumir em primeiro de janeiro ciente dos problemas e soluções para o município. A transição está sendo feita de forma democrática e politicamente, como deve ser, pois as divergências durante a campanha política, o que é normal, devem ser esquecidas, porque os grupos políticos adversários devem buscar a vitória. As eleições terminaram, e os políticos devem continuar sendo adversários e não inimigos, pois o município precisa de todos.

Transição II – É importante que Leo e sua equipe saibam a real situação do município, porque no primeiro ano estarão trabalhando com um orçamento elaborado por Hildon e sua equipe. A nova equipe de governo, que não é a de transição, deverá trabalhar o primeiro ano com o que foi planejado pela equipe de Hildon, porque somente em 2025 que Leo e equipe poderão elaborar um orçamento de acordo com o que foi planejado durante a campanha política, para o ano de 2026. Por isso o trabalho da equipe de transição é fundamental para o futuro governo municipal, que terá a responsabilidade de administrar Porto Velho, a partir de janeiro do próximo ano até dezembro de 2028. Como Leo se elegeu praticamente sem parcerias partidárias, a expectativa é a formação de uma equipe de trabalho das mais eficientes, porque não tem compromissos firmados antecipadamente.

CCJ – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (Ale), presidida pelo deputado Ismael Crispin (MDB-São Miguel do Guaporé) terá reunião extraordinária no próximo dia 11, às 15h, para votar as dezenas de matérias que estão acumuladas na comissão e precisam de deliberação antes do recesso parlamentar em dezembro. A CCJ se reúne com regularidade todas as semanas, mas tem horário a ser cumprido, por isso o acúmulo de matérias a serem apreciadas, pois a demanda é grande. Na reunião da manhã de hoje (5) o deputado Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno) secretariou e o colega Lucas Torres (Progressistas-Cabixi) trabalhou na relatoria. Crispin presidiu e o delegado Rodrigo Camargo (Republicanos-Ariquemes) participou virtualmente.

Navegação – Apesar de chover com regularidade nas últimas semanas, o nível do Rio Madeira em Rondônia continua baixo e com a navegação comprometida com o nível histórico de 96 centímetros. À noite está suspensa e durante o dia limitada às cargas mínimas das embarcações. Segundo o Centro Gestor e Operacional de Proteção da Amazônia (Censipam) as chuvas nas cabeceiras dos rios na Bolívia está contribuindo com a recuperação do nível de água, de forma lenta, mas constante. 70% de a vasão do Rio Madeira são das cabeceiras dos rios das regiões da Bolívia e Peru. Os portos da região tiveram redução de 60% do transporte de cargas e Porto Velho, uma das principais rotas de escoamento de do Norte do País ficou no prejuízo. As rotas Porto Velho–Itacoatiara (AM), Porto Velho–Manaus (AM) e Porto Velho–Santarém (PA) foram fortemente impactadas.

Respigo
No próximo dia 15 o tradicional Instituto Phoenix de Pesquisas realizará no Clube de Eventos Beira Rio, em Candeias do Jamari, solenidade para entrega de certificados e troféus a homenageados durante lauto jantar. A solenidade ocorrerá a partir das 20h com participação de convidados e homenageados sob o comando o diretor do Phoenix, Juvenil Coelho +++ O Corinthians matou dois coelhos com uma cajadada ao derrotar (2x0) o arquirrival, Palmeiras na Neo Química Arena na noite de segunda-feira (3). O Timão se afastou da zona de rebaixamento e, após oito jogos sem vencer o Palmeiras conseguiu a vitória, das mais expressivas +++ Internacional e Criciúma, Bahia e São Paulo, Botafogo e Vasco jogam à noite de hoje pelo Brasileirão A. Todos os jogos com início às 20h30.
•    Celebrações de aniversários, casamento, formatura ficam mais festivos com o Chopp Colônia, a escolha perfeita para os momentos especiais com os amigos, a família. Disque (69) 99231.2322 e 99231.5970.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)