Orçamento (R$ 13 bi) do Estado discutido na Assembleia, zebra corre solta na Copa do Mundo, diplomação e posse do prefeito-eleito de Vilhena
Orçamento – Com uma previsão orçamentária para 2023, cerca de 30% superior ao deste ano, que foi em torno de R$ 10 bilhões, a proposta orçamentária do Governo do Estado está sendo discutida nas comissões da Assembleia Legislativa (Ale). O deputado Chiquinho da Emater (PSB), disse em pronunciamento, que apesar da elevação em torno de 30% do orçamento para o próximo ano, a agricultura teve sua parcela orçamentária reduzida. Segundo Chiquinho, o agronegócio é o setor responsável por levar Rondônia para uma arrecadação positiva, mesmo em tempos de pandemia. “Quando chega a hora de investir recursos, vemos a Seagri (Secretaria da Agricultura) com um orçamento bem abaixo em relação ao deste ano. Nosso Estado é agrícola e temos que aplicar nesse setor que continuará fomentando empregos no campo e a na cidade”, disse o parlamentar.
Máscaras – Devido ao aumento de transmissão do vírus covid-19 desde outubro, que se mantém neste mês de novembro e, a previsão de um processo mais acelerado com as festas de final de ano e férias escolares até o final de janeiro a medida preventiva é prudente. A Anvisa determinou, que o uso de máscaras é obrigatório em aviões e aeroportos a partir de sexta-feira (25). Somente crianças com menos de 3 anos, pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiências intelectual, sensorial ou que impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial estarão dispensados da utilização do equipamento.
Brasil – Muita expectativa para a estreia do Brasil na Copa do Mundo de futebol, que está sendo disputada no Catar. O time de Tele Santana enfrentará na quinta-feira (24), às 15h RO) a seleção da Sérvia e, a exemplo da Argentina e da Alemanha é considerado favorito para conquistar mais um título, que seria o hexacampeonato. Argentina e Alemanha surpreendentemente perderam para Arábia Saudita e Japão, respectivamente, ambos por 2x1. A Sérvia não é nenhum “bicho papão” do futebol mundial, mas também não é uma “galinha morta” como a maioria dos brasileiros pensa. Futebol é o único esporte coletivo do mundo onde um time bem superior técnica e fisicamente pode perder para um adversário bem inferior. Que não seja o caso do Brasil contra a Sérvia.
Vilhena – Após a cassação dos ex-prefeito Eduardo Japonês e da vice, Patrícia da Glória, ambos do PV. Vilhena, um dos mais importantes municípios política, econômica e socialmente de Rondônia elegeu em eleição suplementar no dia 30 de outubro o novo prefeito, o delegado da Polícia Federal (PF), Flori Cordeiro (Podemos) e o vice, Aparecido Donadoni (PP). No mesmo dia ocorreram as eleições em segundo turno a presidente da República, que elegeu Lula da Silva (PT) e a governador, quando Marcos Rocha (UB), que foi reeleito. A diplomação dos eleitos e reeleitos em Rondônia ocorrerá no próximo dia 19 e a posse para os cargos executivo (presidente da República e governador.) O senador eleito, Jaime Bagattoli (PL), apesar de ser um cargo executivo, será empossado em 1º de fevereiro, junto com deputados federais e estaduais.
Vilhena – Como a eleição suplementar em Vilhena foi realizada junto com as gerais, de forma excepcional, em razão de prefeito e vice serem cassados (Japonês e Patrícia), em julho deste ano, a posse do prefeito e vice eleitos ocorrerá no próximo dia 2. O município está sendo administrado pelo presidente da câmara, o vereador licenciado do cargo, Ronildo Cordeiro (Podemos). Antes da posse de Flori e Donadoni, ocorrerá no auditório da câmara de vereadores, a solenidade de diplomação, a partir das 11h30. Em seguida Flori será empossado como o novo prefeito de Vilhena e assumirá as responsabilidades sobre a administração do município até dezembro de 2024.
Respigo
A zebra está solta na Copa do Mundo que está sendo disputada no Catar. A Argentina, considerada uma das favoritas ao título perdeu de virada para Arábia Saudita (2x1) +++ Hoje foi a vez de a Alemanha levar peia do Japão. Também de virada (2x1) o Japão surpreende e demonstra que a passagem de Zico por lá, foi benéfica +++ Cerca de 70 crianças da escola Pequeno Príncipe de Porto Velho, do curso primário participaram na manhã de hoje (23) da última etapa do projeto-piloto “Constituição em Miúdos”. Os alunos aprenderam partes importantes da nossa Constituição Federal de forma didática, simples, brincando e aprendendo +++ A parceria é com a Escola do Legislativo (EL), da Assembleia Legislativa (Ale), presidida pelo deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes). O diretor-geral da escola dos deputados, Fábio Ribeiro marcou presença na aula final e participou da entrega dos certificados de conclusão junto com a equipe pedagógica.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
