‘Orçamento secreto’ de Bolsonaro ao Congresso faz termo ‘corrupção’ bombar nas redes

10 de maio de 2021 61

Em meio à CPI da Covid, o presidente Jair Bolsonaro criou um “orçamento secreto” no valor de R$ 3 bilhões em emendas para compra de tratores e equipamentos agrícolas em preços superfaturados. Mais precisamente, 259% acima dos valores de referência.

Segundo consta na reportagem, o esquema de compra de apoio político infringe leis orçamentárias, visto que os ministros têm a obrigação de definir a aplicação dos recursos públicos. Como os repasses são “secretos”, e a distribuição não é igualitária no Congresso, é a base de apoio do governo que se beneficia.

As notícias sobre o esquema repercutiram negativamente nas redes sociais, levando o termo “corrupção” aos assuntos mais comentados do Twitter nesta segunda-feira (10). Para o deputado Ivan Valente, o chamado centrão “torra” R$ 3 bilhões do orçamento com a anuência do presidente da República.

“Dinheiro público gasto em troca de apoio no congresso. É o bom e velho fisiologismo do qual Bolsonaro sempre foi parte no enquanto deputado. Qual a surpresa?”, escreveu.

Veja a repercussão

 

 

Fonte: Tiago Lopes