OS MILITARES IMPEDIRIAM O IMPEACHMENT DE BOLSONARO OU APOIARIAM A POSSE DE MOURÃO?

11 de julho de 2021 276

Tenho convicção,e até certo ponto torço para que isso acontecesse ,que aquele bando de lacaios  do Senado vai  entrar numa tremenda “fria”, se porventura ousar o expurgo de Bolsonaro do Palácio do Planalto,através do competente “impeachment”,como aconteceu antes com Collor e Dilma Rousseff.

Na crise política e econômica vivida pelo Brasil de  hoje ,seria muito mais importante evitar a volta da esquerda ao poder,com toda aquela quadrilha de ladrões, do que insistir pela permanência do atual Presidente até o final do seu mandato,mesmo a sua reeleição. Com Mourão assumindo o lugar de Bolsonaro , o golpe que está sendo preparado hoje com o impeachment de Bolsonaro teria  o mesmo efeito de um tiro que saiu pela culatra,atingindo em cheio a “cara” da esquerda, e seus comparsas do “centrão”.

Mas a esquerda e a parte do centrão que a apoia  provavelmente vai desistir a tempo do impeachment de Bolsonaro ,porque sabe que com Mourão será muito pior para ela. A oposição não teria coragem de “pintar e bordar” com o General Hamilton Mourão ,como faz com Bolsonaro. É por esse motivo que Bolsonaro não teria nenhuma moral para considerar uma vitória sua a desistência do seu impeachment . A vitória do não-impeachment de Bolsonaro seria mais de Mourão,pelo maior respeito,se não for pelo “medo”,que a sua pessoa causa na oposição.

Por outro lado tenho convicção  que Bolsonaro não acionou o comando do artigo 142 da Constituição (Intervenção Constitucional),porque sabe que não teria uma resposta satisfatória  no meio militar. E com Mourão,como seria,se fosse o caso?

Sinceramente, tenho certeza que Mourão imporia maior respeito ao Governo do Brasil,do que Bolsonaro,que não  tem o direito de reclamar falta de respeito em relação à Presidência,simplesmente porque na reciprocidade Sua Excelência procede igual,ou talvez pior. Bolsonaro não respeita ninguém,nem mesmo os seus mais graduados colaboradores. E que Sua Excelência não se iluda  que as tais “motociatas” que ele tanto adora teria força suficiente para mantê-lo ou reelegê-lo Presidente em outubro de 2022. Não é muita gente que tem poder aquisitivo para comprar as potentes “máquinas” que acompanham o Presidente nas tais “motociatas”.

São por essas razões que o Senado está mais ou menos naquela determinada  situação da música “Homem com H”,interpretada por Ney Matogrosso:”Se ficar o bicho pega; se correr o bicho come”. Certamente  eles querem tirar Bolsonaro,mas o “troco”dessa atitude  poderia lhes custar muito caro.Teriam que enfrentar Mourão como novo Comandante Supremo das Forças Armadas.E daí?

Sérgio Alves de Oliveira

Advogado e Sociólogo

 

Fonte: SÉRGIO ALVES DE OLIVEIRA
O CONTRAPONTO

Sérgio Alves de Oliveira