Padovani é o nome para a Casa Civil, Daniel Pereira representará o governo em Brasília, quatro concorrem a prefeito em Rolim de Moura e dois em Pimenta Bueno
Governo – O ex-secretário de Agricultura do Estado, Evandro Padovani, suplente de deputado federal, que era nome certo para ocupar novamente a Seagri irá para a Casa Civil, cargo da maior importância, pois tem a responsabilidade de comandar as ações políticas e administrativas do futuro governo. Padovani acreditou na candidatura do governador-eleito coronel Marcos Rocha e comandou o partido, o PSL na disputa do governo do Estado, vitoriosa no segundo turno, e do presidente-eleito, Jair Bolsonaro (PSL) nos dois turnos. Padovani será o nome forte do futuro governo na ligação com os demais Poderes (Judiciário e Legislativo), além do Ministério Público (federal e estadual) e Tribunal de Contas (federal e estadual).
Representação – Outro nome que já estaria definido pelo governador-eleito Marcos Rocha, para compor sua futura equipe de governo é do atual governador, Daniel Pereira (PSB). Experiente e com amplo trânsito no meio sindical, Daniel deverá ocupar o posto de representante do governo de Rondônia em Brasília. Daniel já disse publicamente que pretende ampliar seus conhecimentos estudando na capital federal e a representação do governo do Estado em Brasília, porque também tem amplo trânsito junto a futura bancada federal.
Transição – A preocupação com membros da Comissão ode Transição do futuro governador Marcos Rocha é dispensável. O advogado e presidente da Associação de Defesa do Direito da Cidadania (ADDC) de Rondônia, Caetano Neto, que participou de diversas comissões do gênero em outros governos, disse que a Comissão de Transição “é mero pedinte de informações a membros da equipe que está no governo. O resto é balela”, argumentou. Na maioria das vezes a função de transição não acrescenta nada de importância para o futuro governo, pois os problemas geralmente são maquiados.
Rolim – Quatro candidatos estão concorrendo na eleição suplementar em Rolim de Moura no próximo dia 9. Disputam a sucessão municipal, após a cassação do registro do ex-prefeito Luizão do Trento (PSB) e do seu vice Fabrício de Almeida, os candidatos Lauro Franciele Lopes (MDB) tendo como vice Renato Cesar Moratti (PR), da coligação “Rumo Certo; Aldair Júlio Pereira e Alcides Rosa (Solidariedade); Uender Arpine Nogueira e Aparecida Ferreira dos Santos, ambos do PSL; Jairo Benetti (PRB) e Edson Burgarelli (Podemos), da coligação “Compromisso com a Mudança, por uma Cidade mais Humana”. Estão aptos a votar no município 38.258 eleitores.
Pimenta – A exemplo de Rolim, a prefeita de Pimenta Bueno, Juliana Roque (PSB) e o seu vice Luiz Henrique Sanches Lima (PSB) tiveram o registro das candidaturas cassados pela Justiça Eleitoral, por isso a eleição suplementar marcada para o próximo dia 9. Estão na disputa Bartolomeu Alves de Alcântara e Elias Lopes da Silva, prefeito e vice respectivamente, ambos do PCdoB. Também estão na disputa Arismar Araújo de Lima (PP) a prefeito e Valter Domingo da Cruz (PSL) a vice. A propaganda eleitoral está liberada desde o último dia 8. O colégio eleitoral do município é de 26.269 eleitores.
Respigo
Esta será uma semana curta, devido ao feriado nacional da próxima quinta-feira (15), proclamação da República. O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) decretou ponto facultativo no dia 16 (sexta-feira), quando estarão funcionando, apenas os serviços essenciais +++ A exemplo do prefeito Hildon Chaves, o governador Daniel Pereira (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho (MDB-Andreazza) deverão decretar ponto facultativo na sexta-feira. E também outros públicos estaduais e municipais +++ O deputado estadual José Lebrão (MDB-São Francisco) esteve no último final de semana na região do Cone Sul. Lebrão, a esposa Neuza, a filha do casal Gislaine Lebrinha (MDB), prefeita de São Francisco do Guaporé já no segundo mandato estiveram nos municípios de Cerejeiras, onde o deputado morou quando chegou a Rondônia em 1987 e em Cabixi agradecendo os votos que o parlamentar obteve nas eleições de outubro último +++ O Jornal “Folha do Sul”, um dos mais importantes do Estado, com sede em Vilhena noticiou a visita do deputado Lebrão e da sua família. Lebrão é o 1º secretário da Ale e foi o deputado estadual mais bem votado nas eleições deste ano com mais de 20.300 votos e iniciará o quarto mandato a partir de fevereiro próximo.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
