Parceria PT e MDB é difícil, mas não impossível; convenções das Eleições 2022 ocorrerão de 20 de julho a 3 de agosto, vereadora Rosária Helena pré-candidata a deputada federal
Difícil – Comenta-se com certa regularidade que o MDB poderá formar aliança com o PT em Rondônia na disputa pelo governo do Estado. Publicamente o ex-deputado federal e presidente regional do PT, Anselmo de Jesus teria admitido a possibilidade de um alinhamento político no Estado entre os dois partidos, o que não seria novidade, pois o MDB, depois PMDB e agora novamente MDB sempre foi parceiro do PT nos governos Lula e Dilma Rousseff. Uma aliança entre a suas siglas no Estado teria o senador Confúcio Moura, do MDB candidato a governador e o PT indicaria o nome para concorrer a vice-governador. Acreditamos que é uma união questionável.
Impossível – Apesar de muitos especialistas e participantes do sistema político-partidário acharem difícil a união em MDB e PT em Rondônia, aproveitando a deixa da inovação (sic) para as eleições deste ano, as federações, que pouco ou quase nada diferem das coligações a parceria não é impossível. Até mesmo as declarações públicas “sinceras” de Confúcio, que o MDB, pela sua importância na política regional tem plenas condições de concorrer à sucessão estadual em Rondônia com uma chapa “Puro Sangue”, deve ser considerada. As eleições deste ano estão há menos de nove meses. A mudança de partido (janela partidária) sem perda de mandato será do dia 3 de março próximo a 1º de abril. Parece longe, mas o tempo é curto.
Convenções – Devido a aprovação pela Justiça Eleitoral de a possibilidade de formação das federações, até as convenções, que serão realizadas de 20 de julho a 5 de agosto, quando serão definidos os candidatos aos cargos, que estarão na disputa (presidente da República, governadores, uma das três vagas de cada Estado e do Distrito Federal ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) ocorrerão muitas parcerias, antes consideradas impossíveis. É importante relembrar, que daqui a seis meses já teremos as convenções e logo a seguir a abertura da campanha que estão cada vez mais envolventes devido as redes sociais, com o eleitor participando diretamente da maioria das informações e boa parte delas sem o devido “peso” de responsabilidade, mas movimento o segmento.
Federal – A vereadora e presidente da câmara de Ouro Preto do Oeste, Rosária Helena (Pros), segundo o site de notícias “Gazeta Central” é pré-candidata a deputada federal nas eleições gerais de outubro deste ano. Rosária é uma política bastante atuante no Estado e já passou pela Assembleia Legislativa (Ale). Tem uma ampla folha de bons serviços prestados à região central do Estado e certamente é um nome com amplas condições de reivindicar a pré-candidatura â Câmara Federal. Ouro Preto sempre teve deputados estaduais e federais, mas hoje não tem representatividade na Câmara Federal e nem na Assembleia Legislativa.
Escola – As atividades administrativas da Escola do Legislativo (EL), mantida pela Assembleia Legislativa (Ale), presidida pelo deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes) relativas a 2022 tiveram início hoje (10) A escola, comandada pelo diretor-geral Fábio Ribeiro oferece inúmeros cursos de capacitação aos servidores da Casa do Povo, além de manter parcerias com câmara de vereadores, prefeituras e demais órgãos públicos federais e estaduais, além de entidades. As aulas são ministradas semanalmente e, após concluir os cursos os alunos recebem certificados. Vagas remanescentes são oferecidas à comunidade que participa ativamente. Os cursos são gratuitos e o aluno, no ato da inscrição é convidado a doar uma lata de leite em pó de 400g ao Banco de Leite da EL. O leite arrecadado é distribuído de forma equitativa a entidades beneficentes, que atendam crianças acima de um ano e a idosos, que estejam devidamente cadastradas na escola dos deputados.
Respigo
O balanço real do índice de infecção do covid-19 e da nova gripe (H3N2) que vem se espalhando pelo mundo teremos em fevereiro. O resultado das praias lotadas, o mesmo ocorrendo com voos comerciais, viagens de ônibus e de veículos particulares se manifestarão no próximo mês, felizmente sem Carnaval de Rua +++ A preocupação é que parte significativa da população, ainda, reluta em tomar a vacina. As infecções com o covi-19 diminuíram, mas tem muita gente precisando de cuidados médicos devido a H3N2 +++ O movimento no Aeroporto Jorge Teixeira, de Porto Velho, continua elevado, inclusive nas madrugadas. A mobilização de pessoas chegando e partido continua forte com os aviões sempre lotados +++ A mesma situação ocorre da rodoviária, na verdade um lixo, que assusta as pessoas que chegam pela primeira vez à cidade. Que o novo terminal, prometido há anos seja construído até o final do próximo ano.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
