Parte da imprensa projeta vitória de Biden, mas Trump diz que “não acabou”

6 de novembro de 2020 102

Parte da imprensa dos Estados Unidos já projeta que o democrata Joe Biden deverá ser o próximo presidente dos Estados Unidos. Mas a campanha de Donald Trump lançou uma nota afirmando que “a eleição ainda não acabou”.

O Instituto que fez a projeção foi o Decision Desk HQ. É um instituto que está fazendo projeções para uma parte da imprensa dos Estados Unidos. Mas vale lembrar que a maior parte dos jornais ainda não crava a vitória de Joe Biden.

De acordo com a agência de notícias AP, Biden tem na tarde desta sexta-feira (6), 264 delegados no colégio eleitoral. Dessa forma, ele precisa de mais seis delegados para vencer. Uma simples vitória no estado de Nevada já seria portanto suficiente.

Já para veículos como CNN e The New York Times a situação ainda não está tão clara. Na conta desses jornais, Biden já tem 253 delegados. Para vencer, bastaria portanto uma vitória na Pensilvânia, ou ainda a soma de vitórias em Nevada e Geórgia.

De todo modo, o que se sabe é que Joe Biden está muito próximo de uma vitória. É que os caminhos para que ele conquiste os 270 delegados são muito mais claros do que os caminhos para uma possível recuperação de Donald Trump.

Além da imprensa

Seja como for, não é só a imprensa que começa a fazer uma projeção. Por mais que afirmem que irão esperar o resultado oficial, membros da campanha de Biden já tratam a situação como uma espera pela vitória.

Já nesta sexta-feira (6), a líder da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, afirmou que Joe Biden é “o presidente eleito dos Estados Unidos”. Ela disse ainda que ele vai “ser um grande presidente que vai conseguir unir o país”.