PCdoB inaugura nova sede, PDT terá maior bancada na ALE, PM quer mudar a farda e deputado diz que há outras prioridades

20 de março de 2018 560

Encontro – Na próxima sexta-feira (23) O PCdoB de Rondônia realizará encontro regional, na sua sede em Porto Velho, que será inaugurada na ocasião, para apresentar os pré-candidatos aos cargos majoritários e proporcionais para as eleições deste ano e comemorar os 96 anos de criação do partido no Brasil. O presidente do diretório regional Francisco Pantera, abriu mão de uma pré-candidatura ao Senado optando pela Câmara Federal. O partido já tem o pré-candidato a governador, o advogado Jackson Chediak e para o Senado, Manoel Neri, presidente do Conselho Federal de Enfermagem-Cofen.

MDB – O maior partido do país, o MDB também tem a maior bancada na Assembleia Legislativa (Ale) de Rondônia. Hoje o MDB tem seis deputados. Um deles, o presidente da Ale, Maurão de Carvalho está fora da reeleição, porque é pré-candidato a governador. Rosângela Donadon deverá se filiar ao PDT no encontro regional do partido no próximo dia 24 em Vilhena e Só na Bença, ainda, não definiu o próximo partido. A princípio o MDB ficará com apenas três deputados: Eurípedes Lebrão, Edson Martins e Jean Oliveira.

PDT – Após o prazo para mudança de partido e das filiações a quem queira disputar as eleições deste ano, o próximo dia 7, o PDT deverá ser o partido com maior número de deputados na Ale. Estão filiados, hoje, Airton Gurgacz, Saulo Moreira e Hermínio Coelho. Como Rosângela Donadon deverá anunciar a sua filiação no próximo sábado no encontro de Vilhena, o partido presidido no Estado pelo senador Acir Gurgacz, pré-candidato a governador terá a maior bancada na Ale.

PM – Hoje (19) pela manhã foi realizada audiência pública convocada e presidida pelo deputado estadual Jesuíno Boabaid (PMN-PVH) no plenarinho da Assembleia Legislativa. Na pauta a troca da farda da Polícia Militar (PM). Há uma mobilização para troca do fardamento. Após argumentos de prós e contras Jesuíno foi objetivo e está coberto de razão. Disse que não é contrário a mudança, mas quem paga o uniforme é o PM e questionou se o auxílio-uniforme será reajustado. Mais e melhores armamentos e equipamentos, viaturas e maior contingente poderiam ser priorizados e não a troca de farda.

Governo – Como estamos nos aproximando do prazo máximo (7/4) para desincompatibilização de detentores de cargos eletivos, que desejam concorrer às eleições de outubro próximo aumentam as cobranças sobre um posicionamento do governador Confúcio Moura (MDB). Sua renúncia estava certa, para o próximo dia 5, mas de repente tudo mudou no Palácio Rio Madeira. As medidas para troca de governo foram abortadas e tudo agora está em ritmo de espera.

Renuncia – Apesar de a enorme expectativa sobre a possibilidade de Confúcio permanecer no cargo, isso dificilmente se consumará. O governador é estrategista, nunca diz sim ou não de imediato e sempre protela suas decisões, inclusive na composição do secretariado. Seu governo só não é mais bem avaliado devido a falta de ações mais decisivas de Confúcio, um conciliador em potencial, mas para quem gosta de apostas anote: a posse do vice Daniel governador no cargo de titular ocorrerá no próximo dia 5. Quem viver verá...

Respigo

O ex-secretário da Agricultura de Porto Velho, Leonel Bertolin é pré-candidato a deputado estadual. Bertolin está filiado ao PSB e, pelo trabalho realizado na área rural da capital é um dos nomes de ponta para ocupar uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa (Ale), a partir do próximo ano +++ Realmente o vice-governador Daniel Pereira (PSB) reduziu bastante suas atividades no gabinete da vice-governador, como noticiamos na última semana, mas é por opção sua. Seu trabalho de contato permanente com os mais diversos segmentos da sociedade continua até em ritmo mais acelerado +++ A informação que a deputada federal e presidente do diretório regional do PSDB de Rondônia, Mariana Carvalho colocou seu nome à disposição para disputar uma das vagas ao Senado não procede. Mariana nasceu no dia 26 de novembro de 1986, portanto completará 32 anos +++ A idade mínima para disputar o Senado é 35 anos. Portanto ela bem que gostaria, inclusive com chances reais de sucesso, mas a legislação não permite.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

RD POLITICA ( WC E REDAçãO)