Pesquisa do Ibope confirma primeiros colocados, Cacoal sem representante na Ale, Joziel busca espaço na disputa pela Câmara Federal
Ibope – A segunda pesquisa estimulada do Ibope/TV Rondônia/Rede Globo envolvendo os candidatos ao governo de Rondônia foi publicada ontem (17) sem novidade. Os três primeiros colocados continuaram na mesma escala: Expedito Júnior, “Esperança por um Tempo Novo” (PSDB/DEM/PSD/PRB/Patriotas) 32%, Acir Gurgacz “Juntos por um novo tempo para Rondônia” (PDT, PSB, PP, PR, PTB, SD, PSDC e PTC), 14% e Maurão de Carvalho “Rondônia, Unidos Somos Fortes” (MDB/Podemos/PMN/PSC/PCdoB/PHS/Pros/PV), 12%. Os demais candidatos somaram 4% ou menos das intenções de voto.
Ibope II – A expectativa era que Acir Gurgacz, que recorreu (embargo infringente) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) despencasse. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também negou o registro de sua candidatura e ele teve que entrar com liminar para manter sua propaganda eleitoral no rádio e na TV. Não foi isso que ocorreu. Na primeira pesquisa Acir tinha 15% e caiu um ponto 14%, Maurão obteve 10% e agora subiu para 11% e Expedito ganhou dois pontos (30% para 32%). A pesquisa foi realizada de 14 a 16 de outubro, a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, foram consultadas 812 pessoas no Estado com idade superior a 16 anos e o registro no TRE RO-00295/2018.
Deputados – Cacoal não tem nenhum representante na Assembleia Legislativa. A ex-deputada estadual Glaucione Rodrigues (MDB) renunciou, porque foi eleita prefeita em 2016. Apesar de estar entre os municípios de maior importância do Estado, a pujante Cacoal não tem deputado na Casa do Povo. O jovem Adailton Fúria (PSD), que disputou a prefeitura do município com Glaucione concorre a estadual, o mesmo ocorrendo com o vice-prefeito Cirone Deiró (PP), a ex-secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli (PSB) e o ex-deputado estadual Valdivino Tucura (Patriota). São nomes expressivos que estão na luta de vagas na Ale e com suporte eleitoral para se elegerem.
Federal – O vereador de Ji-Paraná, Joziel de Brito do MDB está entre os candidatos a deputado federal que buscam uma das oito vagas de Rondônia na Câmara Alta, nas eleições de outubro próximo. A opção do deputado federal Marcos Rogério (DEM) pela candidatura ao Senado abriu espaço político para Joziel, que sempre esteve entre os vereadores mais atuantes do município e foi o terceiro mais bem votado em 2016. Apesar da dificuldade que representa uma eleição a deputado federal, Joziel acredita que terá sucesso.
Federal – O ex-prefeito de Vilhena, Melki Donadon, candidato a deputado federal pelo PDT, que tinha o registro de candidatura negado pelo TER obteve, através de liminar no TSE condição para continuar a campanha. Ao contrário do que entendeu o TRE, o termo “instância superior” equivale por óbvio ao TSE, já que o registro de candidatura tramita originariamente no TRE, por se tratar de eleição de deputado estadual entendeu ministro da Corte superior. Melki é candidato.
Respigo
Com a impugnação da candidatura do vereador de Porto Velho, Zequinha Araújo (MDB), a deputado estadual, o seu suplente na Câmara Municipal, Isaque Machado (MDB) concorre à Assembleia Legislativa (Ale). Isaque já coordenava a pré-campanha de Zequinha, porque no caso da eleição do vereador, ele assumiria a vaga no legislativo municipal +++ A TV Allamanda-SBT de Rondônia promove na noite de hoje (18) o primeiro debate dos candidatos a governador a partir das 22h15. O mediador é o jornalista Daniel Adjuto, âncora da rede em Brasília e participam Maurão de Carvalho (MDB), Acir Gurgacz (PDT), Expedito Júnior (PSDB), Coronel Marcos Rocha (PSL), Vinícius Miguel (Rede) e Pimenta de Rondônia (Psol).
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
