PF deflagra operação contra desmatamento no Parque Nacional do Mapinguari em RO

12 de maio de 2022 640

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de quarta-feira (11), uma operação para desarticular um esquema de desmatamento no Parque Nacional do Mapinguari, em Vista Alegre do Abunã (RO). Ao todo, quatro mandados judiciais foram cumpridos durante a operação.

Segundo a PF, a organização criminosa estava dedicada a fraudar o Sistema Oficial de Controle de Produtos Florestais (SISDOF), com o propósito de permitir a comercialização dessa madeira ilegal com aparência de lícita.

De acordo com a polícia, as investigações tiveram início quando oito pessoas foram presas em flagrante com armas, tratores esteira e caminhões, encontradas pelo ICMBio, no interior do Parque. A partir de então, foi possível localizar a empresa que recebia a madeira ilegal.

As investigações também revelaram que os criminosos inseriam informações falsas no Sisdof, para conseguir burlar o controle da Origem de Produto Florestal.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, receptação e transporte ilegal de produto florestal, cujas penas máximas, somadas, chegam a 28 anos.

Além disso, a Justiça determinou o sequestro e bloqueio de bens dos investigados no montante de R$ 1.530.156,32, valor estimado por Peritos Federais como representativo do dano causado.

Todas as medidas foram deferidas pelo Juiz Federal da 3ª Vara Federal Criminal de Porto Velho/RO, que é especializada em Crimes Financeiros, Lavagem de Capitais e Organizações Criminosas.

Fonte: G1 NOTÍCIAS