PF prende vice-prefeito e policiais em operação contra garimpo em Pernambuco
A Polícia Federal (PF) realizou uma operação na manhã desta terça-feira (27) contra o garimpo ilegal no Sertão de Pernambuco. De acordo com as informações oficiais, os agentes prenderam 10 pessoas e cumpriram mandados de busca em cidades de Pernambuco e do Ceará.
Entre esses 10 mandados de prisão, ao menos quatro chamaram mais atenção. Foram eles: o do vice-prefeito da cidade de Serrita, Francisco Tadeu Sá (PT), e o de mais três policiais militares. Além disso, um agente da própria Polícia Federal recebeu um afastamento.
A Prefeitura da cidade de Serrita afirmou que está acompanhando as investigações. Disse ainda que está à disposição da polícia para qualquer esclarecimento. Na prática, a prefeitura tentou se livrar de qualquer relação com o vice-prefeito.
Mas a Polícia afirma que há indícios de que essa quadrilha usava inclusive verbas da prefeitura para o pagamento desses garimpos. E esses pagamentos vinham direto do vice-prefeito. Seja como for, essa informação ainda é uma suspeita.
Vale lembrar que apesar de o vice ser da cidade de Serrita, a situação toda aconteceu na cidade de Verdejante, que também fica no Sertão de Pernambuco. Nem o vice-prefeito nem a defesa dele se pronunciaram depois da prisão. Pelo menos não até este momento.
Garimpo no Sertão
De acordo com a Polícia, essa quadrilha trabalhava em todo o processo de garimpo. Ou seja, desde a busca do material bruto até à venda desse material em cidades como Recife, em Pernambuco, e Juazeiro do Norte, no Ceará.
O principal material desse garimpo era o ouro. Mas a polícia não deu mais detalhes sobre a quantidade desse material. Seja como for, já se sabe que não é uma quantidade pequena. Isso porque a operação da polícia, que levou o nome de Frígia, teve ares de filme de cinema.