PM Ambiental e Idaf apreendem quase 300 quilos de carne bovina em abatedouro clandestino em Dores do Rio Preto
Na noite desta quinta-feira (20), uma equipe da Polícia Militar Ambiental em apoio a agentes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), esteve no distrito de Mundo Novo, município de Dores do Rio Preto, a fim de fiscalizar denúncias de abate clandestino de bovino.
No galpão de depósito de um estabelecimento comercial local, foi constatado a manipulação de um bovino proveniente de abate clandestino. Durante a fiscalização, o responsável informou ter comprado o animal abatido e quando arguido onde ocorrera o abate, o mesmo conduziu toda equipe às margens de um córrego onde foi encontrado as vísceras do animal e restos de ossada, tudo em área de Preservação Permanente (APP), com indícios de que o local vem sendo usado para outros abates clandestinos.
Todo o material foi apreendido ficando em posse do Idaf para incineração, sendo 146 quilos de produtos de origem animal sem inspeção que estavam nos freezers do estabelecimento comercial e 150 kg de carne bovina do animal abatido.
Por se tratar de crime contra a saúde pública, conforme Art. 268 do Código Penal e Art. 7º, IX da Lei Federal 8.137/90 e crime ambiental, conforme Art. 60 da Lei Federal 9.605/98, foi confeccionado um detalhado boletim de ocorrência policial e o responsável conduzido para a UPJ de Alegre.