POLARIZAÇÃO DA IDIOTIA NAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO

18 de maio de 2022 501

O raciocínio desenvolvido nesse despretensioso estudo  busca meramente ampliar um pouco a discussão suscitada  pelo grande pensador  Nelson Rodrigues,e sua possível aplicação à “democracia” brasileira, no sentido de que (1)“a maior desgraça da democracia  é que ela traz à tona a força numérica dos idiotas,que são a maioria da humanidade”,e que (2) “os idiotas vão tomar conta do mundo,não pela capacidade,mas pela quantidade.Eles são muitos”.

A primeira questão a ser levantada nessa discussão seria sobre a correção,ou não, da tese da “idiotia política”,desenvolvida  por Nelson Rodrigues em termos,primeiro, mundiais. Outra,é se o Brasil estaria,ou não,enquadrado nessa  constrangedora conclusão.

Apesar de não haver condições que se estabelecer essa verdade, ou inverdade ,em termos  mundiais,nada impede o apontamento de certos “indícios”,e a consequente certeza de  que a idiotia política está efetivamente instalada em grande  parte do mundo,usada falsamente para estabelecer verdadeiras  tiranias, oligarquias,ou “oclocracias”,respectivamente,como  formas deturpadas da monarquia,da aristocracia ,e da democracia.

Mas infelizmente mesmo aquele país lá do hemisfério norte que se considera “exemplar”,  “berço”da democracia e da liberdade, acaba de (re)cair no abismo  profundo da “idiotia democrática”,ou seja,de implantar o regime  político da “idiocracia”,geralmente administrada pelos seus políticos“progressistas”,que nada mais significa que o governo dos “idiotas”. É isso,em suma,o que representa a eleição do candidato  progressista Joe Biden, (re)instalando os progressistas no governo dos Estados Unidos.o que os americanos já perceberam. Mas pelo fato desse país ser tão “rico”,não chegou a quebrar com os progressistas no seu  comando

Enquanto isso,tem muito tirano,oligarca ou oclocrata , espalhados pelo mundo, que usam a máscara da democracia,sob o  pretexto de ter sido “eleito”,mas que se valeram  de uma falsa e aparente democracia. E dentre eles salientam-se alguns dos mais poderosos  governantes do mundo,como os tiranos Vladimir Putin,da Rússia ,e Xi Jinping, da China.além de outros de menor expressão,que governam com “mão de ferro”, e o povo não reage.

Ora,se for verdadeira a tese de Nelson Rodrigues,tanto em termos mundiais,quanto em termos “nacionais”,efetivamente a (pseudo)democracia em prática em grande parte do  mundo deixaria de ser o governo DO POVO,PELO POVO, E PARA O POVO,para se tornar,ao contrário, o governo dos “espertalhões”,em nome dos idiotas, e para os idiotas. Sim, porque embora a idiotia mundial e nacional  possa ser maioria,nem todos do povo são idiotas políticos,e dentre esses não-idiotas situam-se de modo muito especial e com absoluta certeza os espertalhões que se valem da idiotia política do povo e são escolhidos por ele para enganá-lo,fazendo as leis e governando,com direito,ainda,de “fechar o cerco” do poder com a escolha dos  seus togados nos tribunais judiciais superiores.

Mas a humanidade teve grande desenvolvimento em quase todas as áreas do conhecimento. Menos na política,onde ainda não encontrou um modelo satisfatório para substituir os antigos absolutismos,dando lugar,inclusive nas “democracias”-que na teoria seria o melhor modelo político -aos piores elementos da sociedade para comandá-la. Essa “democracia” pervertida foi denominada por Políbio,geógrafo e historiador da Grécia Antiga,de OLOCRACIA. E esse modelo político corrompido (da democracia) ,segundo Políbio,seria sustentado por uma massa politicamente ignara,carente de consciência política,que estaria escolhendo nas urnas eleitorais  os piores elementos da sociedade para governar.

Considerando que a política contém muito de “comércio”, que “vende” candidatos como se mercadorias fossem,é evidente que a escolha dos candidatos pelos partidos políticos deve atentar para o “gosto” dos “consumidores”. Que são os eleitores.

Ora,o principal  filósofo da contrarrevolução francesa,Joseph-Marie De Maistre,foi quem concebeu a frase  “cada povo tem o governo que merece”. E se de fato essa conclusão do filósofo for procedente,é evidente que nas “idiocracias” serão eleitos preferencialmente, não os melhores,porém aqueles candidatos que preencherem o perfil das exigências da idiotia política,que  sabem como ninguém  bajular o povo,fazer promessas que jamais serão cumpridas, e discursar somente o que os eleitores gostam e querem  ouvir. E esse é o principal impulso que move as idiocracias ,e as oclocracias,que podem ser consideradas o “esgoto” da democracia.

Por conseguinte,observa-se que o índice de deturpação da democracia nas idiocracias e nas oclocracias,  pode ser medido não só na nominara dos “vitoriosos”,antes,porém, na própria relação de candidatos.

Mas as cartas foram dadas. As eleições batem à porta. Os partidos precisam vender as suas “mercadorias”.Por isso escolheram os candidatos mais “palatáveis” pelo povo. Mas apesar do quadro se apresentar como verdadeira “tragédia de consumo”,com todos os traços meramente ”formais” da democracia”,sem dúvida há candidaturas menos e mais  NOCIVAS. E nessa quadra no Brasil  não será possível nem mesmo cogitar da eleição da PIOR delas. E  a pior delas é justamente aquela que representa os assaltantes “progressistas”do erário que roubaram 10 trilhões de reais enquanto governaram, de 2003 a 2016. E Lula é um deles.

Portanto,dos candidatos que polarizam essa  eleição,segundo as pesquisas,a opção só ´pode  ser uma,a da candidatura de Jair Bolsonaro,que se não puder ser considerada a “ideal”,ou a “melhor” candidatura,no mínimo representará a “menos pior”,dentro dessa democracia deturpada que os partidos enfiaram goela abaixo do povo brasileiro,ou seja,da OCLOCRACIA.

Sérgio Alves de Oliveira

Advogado e Sociólogo

 

Fonte: SÉRGIO ALVES DE OLIVEIRA
O CONTRAPONTO

Sérgio Alves de Oliveira