Polícia Militar Realiza em Pimenta Bueno o 1º Seminário de Boas Práticas em Segurança Pública

No dia 25 de junho de 2018, em Pimenta Bueno, aconteceu o 1º Seminário de Boas Práticas em Segurança Pública: Resolução de Homicídios.
O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia, em Cooperação com a Polícia Militar do Estado e com a Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno.
Como sabemos, o homicídio é um dos crimes que destroem as famílias rondonienses e a não identificação dos autores causa a sensação de insegurança e impunidade, tanto por parte das famílias, quanto da sociedade em geral. Por outro lado, o trabalho integrado das forças de segurança, visando apurar de forma efetiva estes crimes, alcançando a autoria e materialidade, e consequente julgamento pelo poder judiciário, reduz a sensação de insegurança e oferece uma resposta governamental às famílias rondonienses.
A realização do seminário, foi uma iniciativa do Governo do Estado, com o propósito de dar a máxima atenção às boas ações de segurança pública possíveis de serem aplicadas a todo o Estado de Rondônia e, consequentemente, ao inspirar profissionais, favorecer a população rondoniense com a prestação de serviços públicos de qualidade.
Durante o evento, o Delegado de Polícia Civil, Arismar Araújo de Lima, ministrou a palestra com o tema “Atuação da Polícia Judiciária na Resolução de Homicídios". O Capitão PM Thiago Campos, e o 3º Sargento PM Marinho, ministraram sobre o tema “A atuação da Polícia Militar na Resolução de Homicídios”. O terceiro tema “A atuação da Perícia na Resolução de Homicídios”, foi ministrado pelos Peritos Criminais, Luiz Gonzaga Maciel Neto e Edson Rigolli.
No segundo período do Seminário, houve a formação de grupos temáticos, onde os ouvintes discutiram sobre os temas das palestras, visando a construção de um protocolo de atuação que norteie o trabalho das diversas instituições competentes para a resolução de homicídios.
Participaram do seminário o Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, Coronel Ronimar Vargas Jobim, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnica Científica – POLITEC, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal, OAB Regional, Junta Comercial, entre outras autoridades interessadas em alinhar o pensamento para resolver questões relacionadas aos homicídios no Estado de Rondônia.
“Nossos policiais são guerreiros! Dedicação e honra fazem parte da nossa missão. A nossa visão para o futuro é alcançar 100% de resolução dos homicídios em todas as cidades do nosso Estado,” declarou o Secretário da SESDEC, Ronimar Vargas Jobim.