Poucos sabem acessar aos medicamentos gratuitos, Escola do Legislativo abre inscrições para cursos, previsão de eleições tranquilas em Cacoal
Alimentos – O Programa de Aquisições de Alimentos (PAA) do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), do governo federal liberou, via convênio com a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), mais de R$ 2,8 milhões para compra de produtos do agricultor familiar. A Emater-RO anunciou a liberação pelo Governo do Estado de R$ 3,5 milhões para impulsionar o projeto no Estado como o cadastramento para novos fornecedores. Agricultores familiares e entidades socioassistenciais interessados em participarem do PAA devem se cadastrar nos escritórios regionais da Emater-RO e prefeituras dos municípios. As inscrições serão encerradas na sexta-feira (2)
Cursos – A Escola do Legislativo (EL) de Rondônia, que capacita os servidores do Assembleia Legislativa (Ale), está com vagas abertas para oito cursos que serão ministrados neste mês de fevereiro. Estão disponíveis as disciplinas de Libras para Atendimento ao Público, Planejamento para Atendimento ao Público, Filmagem, Edição de Vídeos em Celular, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Fotografia, Técnicas em Secretariado e de Produção de Texto. A prioridade dos cursos é para os servidores da Ale-RO, mas as vagas excedentes são abertas aos demais órgãos públicos (federal, estadual e municipal) e as excedentes ao público em geral. As vagas são limitadas e, segundo o diretor-geral da EL, Alexandre Silva, os alunos concluintes recebem certificados de participação, “um item a mais no currículo, que favorece muito quando se busca um emprego”. Argumenta. Inscrições pelo telefone (69) 99336.2732 (horário comercial) ou pelo Instagram @escolado legislativoro.
Medicamentos – Devido à falta de maior divulgação, muita gente que tem possibilidade de receber medicamentos gratuitos não utiliza o benefício. O Programa Farmácia Popular do Brasil, do Governo Federal disponibiliza medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, que é o primeiro nível de saúde do SUS. Através de parcerias com farmácias e drogarias da rede privada o programa favorece e oferece medicamentos de forma gratuita ou preço reduzido. O programa também funciona nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e farmácias municipais. O programa atende pessoas portadoras de diabetes, asma e hipertensão, osteoporose e anticoncepcionais às mulheres.
Medicamentos II – Também são favorecidos portadores de outras doenças como Parkinson e que necessitem de fraudas geriátricas, com o governo pagando 90% do valor. Para se beneficiar do programa é necessário documento com foto e número do CPF ou documento de identidade que conste o número do CPF, além de receita médica dentro do prazo de validade, tanto no SUS quanto de serviços particulares. Seria da maior importância que municípios e o Governo do Estado investissem com ênfase na publicidade sobre a gratuidade de medicamentos. Campanhas frequentes em órgãos de comunicação (rádios, TVs, sites, jornais) seriam importantes, pois a maioria das pessoas que seria favorecida, não tem conhecimento do benefício e nem recebem informações nas farmácias.
Cacoal – As eleições municipais de outubro próximo, a prefeito, vice e vereador estão chegando. Como estamos em fevereiro, mês que passa mais rápido (29 dias) a busca de nomes para entrar na disputa eleitoral é grande e crescente, pois o prazo de filiação para quem deseja ser candidato é seis meses das eleições, ou seja, antes do dia 6 de abril. As convenções serão realizadas no período de 20 de julho a 5 de agosto e, até lá as nominatas estarão concluídas. Em Rondônia onde menos se comenta sobre eleições municipais é Cacoal, um dos municípios mais importantes política, econômica e socialmente do Estado. O prefeito Adailton Fúria (PSD) provavelmente deverá concorrer a mais um mandato e, pouco se comenta, sobre quem poderão ser os adversários. Caso opte pela reeleição Fúria certamente será o nome a ser batido na Capital do Café.
Respigo
A primeira sessão ordinária de 2024, de a Assembleia Legislativa (Ale), que seria realizada no dia 20 próximo foi transferida para o dia 27, no mesmo horário, às 15h. A mudança foi publicada no “Diário Oficial” da Ale esta semana +++ Está acontecendo na Casa da Cultura Ivan Marrocos em Porto Velho a exposição de artes “Coleção Schneider”, com 42 obras de diversos artistas brasileiros regionais e 15 obras da “Amazônia Peruana” do pintor latino R. Arturo. A exposição permanecerá até o próximo dia 29 +++ A coordenação é da diretora Clarice Bemvindo e a curadoria do artista plástico portovelhense, João Zoghbi. Toda a coleção está à venda com entrega, após o final da exposição +++ O bloco carnavalesco Até Que que a Noite Vire Dia desfilará no sábado (3) em Porto Velho. A concentração será na Praça São José, no Bairro Mocambo com o “esquenta” a partir das 20h e saída do trio elétrico à meia noite.