Praça da Vitória em Ariquemes está abandonada, com sujeira e mau cheiro
Os ariquemenses que frequentam a Praça da Vitória, uma das mais conhecidas da cidade, estão desolados. Ao chegar no local, em vez de encontrar um espaço limpo e bem conservado, recebem uma “porrada” de fedor no nariz: o mau cheiro de urina e fezes está em todos os pontos do local. “Essa praça é o cartão postal de Ariquemes. Mas, na maneira em que ela se encontra hoje é o cartão ‘bostal’. Os moradores de rua fazem as necessidades deles aqui mesmo e ninguém aguenta ficar aqui. Um mau cheiro horrível. Os aparelhos de ginástica estão todos quebrados. Agorinha caiu um aparelho ali que quase machucou o pé da criança”, disse o senhor Gedal Ramos.
A Praça da Vitória é um quarteirão inteiro que tem pista de caminhada, quadras de vôlei e futsal, parquinho infantil, área com academia para terceira idade. Lá também é instalada a torre, todos os anos é a maior árvore de natal do estado. “Esses aparelhos da praça estão muito danificados. Estão horríveis. A gente já deixou de fazer exercícios em alguns deles por causa da ferrugem. É perigoso a gente se machucar. A grama também já passou da hora de dar uma arrumada. Essa praça é muito frequentada. Não pode ficar do jeito que está. Esses aparelhos já eram pra ter sido trocados há muito tempo. A gente já falou um monte de vezes, já reclamou, mas não adianta. Fico muito chateada ao ver essa situação, pois eu e meu esposo frequentamos aqui há muito tempo e deixaram ficar assim. Tem um buraco ali onde crianças e adultos podem se machucar”, afirmou a dona Estela Ferreira.
CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DESTA MATÉRIA
Hoje, a Praça da Vitória está abandonada, conforme relatos dos frequentadores. A academia está toda enferrujada. Muitos equipamentos sem condições de uso, o local fede por conta da concentração de desocupados e andarilhos. A grama está bem alta e há muito tempo não recebe máquinas de corte. “Tem umas colegas nossas que fazem abdominal utilizando o colchonete, mas eu não tenho coragem. O mau cheiro é demais. As autoridades deveriam fazer algo a mais pela gente! A gente merece! Uma praça no Centro da cidade não pode ficar desse jeito. Você pode ir qualquer horário que tem gente de todas as idades lá. Tinham que fazer uma boa limpeza uma vez por semana. Deveriam criar uma casa ao lado da praça para que os moradores de rua fizessem as necessidades deles lá e não na praça. Final de semana isso fica super lotado de gente. A gente fala, mas nossas autoridades não fazem nada. Eu não sei pra quem mais eu reclamo”, desabafou a dona Olinda Gualberto .
Por fim, muitos já estão tão cansados de tanta demora para tomarem providências que já estão começando a se organizar para cuidarem da praça por conta própria. “Moro aqui há 37 anos, mas quem vem aqui é uma decepção. Pra começar, o local onde as senhoras fazem a zumba é tudo no escuro. Fazem os exercícios no breu. Nós não temos prefeito, não temos vice-prefeito, não temos vereadores. Eles ficam atrás do prefeito pegando balinha. Eu ia pegar uma velharada aí pra aguar a grama. A gente só não fez isso porquê não conseguimos um caminhão tanque. A gente vai aguar no regador mesmo”, falou o senhor Heleno Freitas.
Pertinho dali, o Centro Comercial na alameda Piquiá, os canteiros centrais estão sendo tomados pelo mato e lixo, situação semelhante a da Praça da Vitória.
Sem resposta
Tentamos entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura durante toda a sexta-feira (27), mas só obtivemos resposta no começo da noite e nos prometeram um posicionamento sobre o problema somente na segunda-feira (30).
Como nosso formato é de jornal eletrônico, onde a notícia é feita com agilidade, em respeito aos nossos leitores, publicaremos a matéria e deixamos o espaço aberto para os eventuais esclarecimentos posteriores da Prefeitura de Ariquemes sobre o que será feito para melhorar a situação da Praça da Vitória.
VEJA TAMBÉM: