Prazo para registro de candidaturas encerra quinta-feira, especulação em Porto Velho é sobre vice de Leo Moraes, Rondônia Cidadã sábado na capital

12 de agosto de 2024 81

Candidatos – O prazo para registro das candidaturas (prefeito, vice e vereador) às eleições de outubro está se expirando. Após a realização das convenções, no período de 20 de julho a 5 de agosto, os dirigentes partidários têm até o próximo dia 15 para registrar os candidatos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e poder, legalmente, iniciar a campanha eleitoral. Em Rondônia somente a capital, Porto Velho, com colégio eleitoral acima de 200 mil eleitores (cerca de 360 mil aptos a votar em 2022) em condições de realizar eleições em dois turnos, que a exemplo de anos anteriores, também deverá ocorrer. Das eleições de 1994 até a de 2020, somente Roberto Sobrinho (PT) se elegeu em 2004 e se reelegeu em 2008.

Eleições – Porto Velho já tem definido como candidatos a prefeito Mariana Carvalho (UB), Célio Lopes (PDT), Euma Tourinho (MDB), Leo Moraes (Podemos), Samuel Costa (Rede), Ricardo Frota (Novo) e Benedito Alves (SO). Dentre os candidatos com mais possibilidades de sucesso, tendo como base pesquisas e enquetes realizadas nas últimas semanas, somente Leo Moraes, ex-deputado federal e estadual e ex-vereador em Porto Velho não apresentou o seu vice. Na quinta-feira (15) terminará o prazo para registro das candidaturas e há enorme interesse em saber quem será o vice de Leo Moraes, pois está na disputa em candidatura solo, o que dificulta a soma de votos, porque não tem aliados, o que não ocorre com os principais adversários, Mariana, Célio e Euma.

Ji-Paraná – Após o presidente regional do PT, Anselmo de Jesus, ex-deputado federal, desistir de uma candidatura a prefeito de Ji-Paraná, as eleições no segundo maior prefeito, Isaú Fonseca (UB) e o deputado estadual Affonso Cândido (PL). Há quem aposte que os eleitores do PT deverão descarregar o voto em Isaú, porque não votariam em Affonso, filiado ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, arqui-inimigo do presidente Lula da Silva (PT). Dizem que o PT tem de 17% a 20% do eleitorado em Ji-Paraná, segundo dados das eleições de 2020 (prefeito, vice e vereador) e de 2022 (presidente da República, governadores e respectivos vices, uma das três vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas). Estarão em condições de votar no município nas eleições deste ano cerca de 100 mil eleitores. O PT não tem candidatura própria em Ji-Paraná, mas será fundamental na eleição do futuro prefeito.

Rondônia – No sábado (10) Porto Velho terá à disposição o programa do Governo do Estado, Rondônia Cidadã, desenvolvido pela Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), na 89ª edição. A partir das 9h e durante todo o dia serão desenvolvidas ações como com a emissão de documentos pessoais, orientações sobre benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como aposentadoria, assistência jurídica, teste rápido de saúde, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, odontólogo, clínico geral, entre outros, disponibilizados gratuitamente, na Escola Estadual Mariana, localizada na Rua Carlos Ries, nº 9.317, Bairro São Francisco.

Cidadã – Segundo a Primeira Dama do Estado e titular da Seas, Luana Rocha, já foram atendidas mais de 100 mil pessoas nos 52 municípios de Rondônia com o programa social. “O alcance desse número de atendimentos é fruto da dedicação da equipe, composta por servidores da Seas e de outras secretarias e instituições parceiras, mostrando assim, o comprometimento do governo do estado na promoção do bem-estar e da cidadania”, afirmou. O governador Marcos Rocha (UB), entusiasta do programa, disse que graças ao Rondônia Cidadã, “as pessoas a partir dos 12 anos de idade podem fazer, por exemplo, a nova Carteira de Identidade com mais facilidade e comodidade, perto de suas casas, além de serem atendidas por outros profissionais sem marcar consulta com antecedência”.

Respigo

Quem está de aniversário hoje (9) é o jornalista Osmar Silva, pioneiro na área em Rondônia e ex-proprietário do jornal “O Parceleiro”, de Ariquemes, que durante anos foi o semanário mais lido no Estado. Osmar foi diretor de Comunicação no primeiro mandato do governador Confúcio Moura (MDB) e edita o site “Notícias Tudo Aqui” com sede em Porto Velho +++ A partir do próximo dia 27, até o final das eleições, inclusive se houver segundo turno, no caso somente em Porto Velho, a Assembleia Legislativa (Ale), terá nova programação. As sessões ordinárias serão realizadas somente as terças-feiras em razão das eleições municipais (prefeito, vice e vereador) +++ Porto Velho e região continuam sem chuvas há cerca de dois meses. O Verão Amazônico, como o atual período, quando durante cerca de seis meses as chuvas são esparsas, está mais rigoroso este ano +++ Para agravar a situação irresponsáveis tocam fogo em áreas desabitadas na área urbana e a fumaça toma conta da capital. E os hospitais a cada dia mais lotados devido ao ar poluído com idosos e crianças predominando entre os pacientes.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)