PREFEITO DE CUJUBIM SE REUNE COM DELEGADO GERAL DA POLÍCIA CIVIL PARA TENTAR IMPEDIR FECHAMENTO DA UNISP EM CUJUBIM

18 de outubro de 2019 810

População do Município está atemorizada com a possibilidade de fechamento da unidade da UNISP que deixaria totalmente desamparada frente à criminalidade

Nesta última terça-feira (15/10) o prefeito Pedro Fernandes (PDT) esteve reunido juntamente com o Diretor geral da policia civil de Rondônia Samir Fouad Abboud e com o Secretário adjunto de Segurança Pública Dr. Helio Gomes para tratar do possível fechamento da unidade da UNISP em Cujubim o que traria graves consequências para toda a população, que já está atemorizada com a possibilidade de encerramento das atividades da polícia civil em Cujubim.

Segundo Pedro Fernandes foi possível fazer uma exposição sobre a necessidade de permanência da unidade policial no Município, uma vez que a PM sozinha não supre todas as necessidades do setor e a polícia civil apesar do reduzido quadro tem realizado através dos esforços do competente delegado Dr. Adriano um excelente serviço à população.

Antes era necessário a pessoa se deslocar até Ariquemes para registrar uma simples ocorrência policial ou denunciar a ocorrência de um crime e pedir providências à polícia, com a chegada da polícia civil, se trouxe uma comodidade à toda a população que se viu assistida por este importantíssimo órgão de segurança pública que muito tem contribuído para a situação de criminalidade aparentemente baixa na cidade, frisou o prefeito, que ainda tentará convencer o Governo do Estado e o Delegado Geral da necessidade de manutenção da unidade policial inaugurada a menos de 2 anos.

De acordo com o Secretário adjunto da SESDEC Helio Gomes, o fechamento está sendo cogitado face a falta de investimentos na área de segurança por parte do governo do estado, que objetiva reduzir custos de manutenção com o fechamento de pelo menos 7 UNISP em todo estado.

A cidade de Cujubim, segundo os dados preliminares do IBGE conta com aproximadamente 25 mil habitantes, e diferente de outros Município, fica a uma distância considerável da unidade policial mais próxima (Ariquemes). São pelo menos 120 km que o cidadão terá que percorrer para procurar a polícia civil, e ainda deveria se considerar a dificuldade de deslocamento de Ariquemes até Cujubim para atendimento de urgência e o trâmite dos inquéritos policiais, que seriam mais de 500 apenas em Cujubim.