Prefeito Hildon descarta mais um secretário, disputa pelas vagas na Ale será acirrada, estupros e suicídios aumentam assustadoramente
Média – As demissões de pessoas que ocupam cargos importantes (secretários, diretores, presidentes de autarquias) na Prefeitura de Porto Velho vem se mantendo. Em 2017 foram 12 pessoas demitidas, média de uma por mês. Pelo andar da carruagem o ritmo será mantido este ano com a demissão na última quinta-feira (1º) do secretário da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano, o advogado Breno Mendes.
Surpresa – A demissão de Breno, que teria chateado o prefeito Hildon, porque não conduziu com o devido zelo as demissões de vigilantes, que prestam serviços a órgãos públicos municipais surpreendeu. No início da gestão Breno era o “homem forte” da administração. Tudo passava por ele, que mandava mais que o prefeito. Devido a isso e outros problemas dentro do gabinete Breno foi afastado e “encostado” na Emdur. Agora foi liberado...
Deputados – Os trabalhos legislativos terão início no próximo dia 20, mas as atividades normais da Assembleia Legislativa (Ale) seguem em ritmo normal. Será um ano diferenciado, em razão das eleições de outubro próximo. Até o momento não se tem informações que algum dos 24 deputados deixarão de concorrer à reeleição, por isso a disputa será acirrada, pois há muitos nomes novos em condições de conseguir vaga.
Reeleição – Dentre os 24, o presidente Maurão de Carvalho (PMDB-Andreazza) é pré-candidato a governador. Uma vaga estaria disponível. O deputado Léo Moraes, do PTB, mas que em breve irá assumir o comando do PPS no Estado deverá ficar fora da Ale. Trabalha para uma candidatura a deputado federal, mas seu nome é disputado pela maioria dos pré-candidatos ao governo do Estado para vice. Os demais parlamentares deverão disputar a reeleição. A parada será difícil.
Estupro – Não é saudosismo, mas que os tempos eram bem diferentes tem que se admitir. Impressiona acompanhar o noticiário policial atual. Hoje por exemplo, vários casos de estupro, a maioria envolvendo menores, inclusive uma criança de 7 anos. Mas já se noticiou casos, mais bestiais de crianças com menos de cinco anos sendo estupradas. No jornalismo passado não se noticiava estupro e nem suicídio. Estupro só em caso de morte. O argumento era que o noticiário induzia. Hoje está tudo liberado, mas achamos que realmente induz. Mas os tempos –infelizmente– são outros.
Respigo
Como se previa que a mudança da Rua Duque de Caxias, no centro da cidade de Porto Velho para mão única (sentido bairro centro) iria favorecer a acidentes se confirmou no dia a dia. Vários já ocorreram ao longo da rua, que vai da Avenida Jorge Teixeira ao rio Madeira, felizmente sem maiores conseqüências, a maioria danos materiais +++ Já está funcionando o Lavato (Centro Estético Automotivo), empresa especializada em polimento e descontaminação de pintura. O Lavato também tem lavagem de veículo, estacionamento rotativo, ... na Rua José de Alencar, 3248, Bairro Caiari, no centro de Porto Velho +++ Nos bastidores da política o assunto em pauta é o futuro do governador Confúcio Moura (MDB). Fica no MDB, vai para o PSB ou PDT ou permanece no governo? As apostas estão abertas. A expectativa é grande.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica