Presente de grego: Marcos Rocha manda Cavalo de Troia financeiro aos professores de Rondônia

9 de outubro de 2019 647

Por Vinicius Canova

Agora, o calcanhar de Aquiles da incompetência administrativa de sua gestão ficou exposto, e quem está mirando a região vulnerável é o próprio governador

O governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha, do PSL, é uma espécie de Aquiles às avessas: não é herói, está longe de alçar status mitológico nem nasceu na Grécia antiga. Aliás, para compor determinado personagem com a manta do heroísmo é necessário haver ligação umbilical dos atos praticados no cotidiano com a justiça.

E aqui eu vou explicar como o governo cometeu uma grande injustiça ao colocar a culpa dessa patacoada histórica nas costas de uma pessoa que não tem nada a ver com o assunto.

Confira o artigo da professora Val Barreto sobre o assunto Entretanto, prosseguindo a analogia crítica relacionada a Aquiles, pode-se dizer que Rocha pelo menos conserva o ponto fraco no calcanhar exposto às flechas da própria incompetência administrativa.

E o presente de grego concedido à educação é a prova cabal de que sua mira está sempre afiada para sabotar inclusive as pretensas boas intenções do Executivo.

Com aquele sorriso forçado que tensiona sua têmpora criando fissuras na testa, o mandatário do Palácio Rio Madeira gravou um vídeo dando boas notícias aos docentes de Rondônia.

CONFIRA O ANÚNCIO MALFADADO

No próximo 15 de outubro nós deveríamos comemorar o Dia do Professor junto com todos os profissionais da área. Qualquer cidadão em sã consciência reconhece a importância deles na formação tanto do caráter quanto da evolução intelectual, e tudo isso passando paralelamente ao fomento da ética postural que deve nos definir pelo resto da vida.

Não há o que celebrar, no entanto.

Na segunda-feira (07), foi publicada no Diário Oficial do Estado a nova tabela salarial do magistério. Tecnicamente, apenas colheita das batalhas travadas pela categoria durante a greve árdua e cansativa de 2018.

Do mesmo dia 07 exsurgem relatos de profissionais que planejaram férias extensas, com compra adiantada de pacotes, e até mesmo o de determinado servidor muito animado, às raias do pico da emoção, que contraiu dívida por pelo menos quatro anos ao financiar um automóvel zero bala.

Menos de 24 horas após a boa notícia, descobre-se, sem aviso prévio ou anúncio oficial, que a tabela divulgada no dia anterior continha valores equivocados. Muito, mas muito maiores do que a nova realidade econômica dos professores tão exaltada pelo discurso animado do homem da testa franzida de alegria.

A alteração, por óbvio, causou revolta e enjoo coletivo. E é mesmo de enojar que o Executivo tenha patrocinado uma das maiores delinquências institucionais já praticadas na história rondoniense contra os professores – e justamente no mês onde relembramos a importância dos componentes da cátedra. Como ele mesmo se apresenta na condição de professor, pior ainda.

Não fui autorizado nem desautorizado a expor a pessoa que recebeu em suas costas – de maneira terceirizada –, o peso dessa cagada.

Marcos Rocha, o Aquiles às avessas, não agiu com heroísmo em relação a essa pessoa dedicada e, se pretende mesmo contribuir com a destruição da reputação profissional dessa educadora, o único registro que lhe caberá na história será o da vilania deliberada.

Faça a coisa certa, governador. Use o mesmo rosto que expõe com vaidade na hora de fazer propaganda também nos momentos – ainda inexistentes –, de reconhecer os passos trôpegos da Administração Pública sob sua regência malfadada. Por ora, é só flechada no próprio calcanhar.

A PRIMEIRA TABELA (07/10)

A ANULAÇÃO DA TABELA 01 (08/10)

A NOVA TABELA (08/10)

 

AUTOR: VINICIUS CANOVA –  JORNLAISTA

VISÃO PERIFÉRICA

POR: VINICIUS CANOVA