Presidente da Ale-PR denunciado por receber propina, a “dança” dos prefeitos em Candeias do Jamari, Assis Gurgacz-O Homem no Infinito
Deputados – Reeleito para o cargo de deputado estadual pela quinta vez, Ademar Traiano (PSD) passa por momento difícil, após o vazamento de áudios com ele negociando pagamento de propina combinando a renovação de contrato da TV Icaraí para prestar serviços para a TV Assembleia no ano de 2015. Traiano continua no cargo até hoje e está sendo pressionado a renunciar ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), arquivou o processo que poderia levar à cassação do mandato. Mas há mobilização de um grupo de deputados que pretende mudar a maneira de eleição e reeleição da Mesa Diretora, propondo alteração de três artigos do Regimento Interno.
Deputados II – A proposta de mudança é do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD), mesmo partido de Traiano, limita reeleições da Mesa Diretora e torna individual a votação aos cargos, hoje, através de chapas com os nomes do presidente aos secretários. A proposta de Romanelli prevê uma única recondução aos cargos da Mesa Diretora e torna a votação individual para os cargos. Nega que a proposta tenha vinculação com a situação do colega presidente, e argumentou, “há anos que tenho essa proposta, que me parece mais democrática”, argumentou. Do ponto de vista legal, o processo envolvendo o presidente está encerrado. “Agora resta a questão política. O atual presidente concluirá seu mandato, que vai até o fim do ano”.
Candeias – A cada dia fica mais confusa a situação política em Candeias do Jamari, onde somente no mandato de 2020/24 já tivemos três prefeitos e provavelmente o quarto, após o próximo dia 5. É que os vereadores decidiram, que o prefeito-interino, Aussemir Almeida (PSB), presidente da Câmara Municipal, licenciado do cargo para assumir a chefia do executivo, após a cassação do prefeito Valteir Queiroz (na época no Patriota, hoje extinto) eleito em 2020 ser cassado, e o seu vice, Toninho Cerejeiras (PSB), assumir e também ser cassado, ficará no cargo até o próximo dia 5. Esta semana os vereadores decidiram quem será o futuro prefeito, que ficará no cargo até a eleição suplementar do dia 9 de junho, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), mesmo com as eleições municipais programadas para outubro, quando serão eleitos prefeitos, vices e vereadores, que assumirão em janeiro do próximo ano. Caso a decisão dos “nobres pares” prevaleça, o vice-presidente da câmara de vereadores, Paulinho Macário (também eleito pelo extinto Patriota) será o prefeito até a eleição suplementar. É o fim da rosca...
Vereador – Como as convenções partidárias para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereador para as eleições de outubro estão se aproximando (20 de julho a 5 de agosto) o processo de seleção dos candidatos na capital e no interior do Estado são acelerados, pois não é fácil montar um grupo de pessoas dispostas a enfrentar as urnas e com as mínimas condições para se eleger. O presidente da Assembleia Legislativa (Ale), deputado Marcelo Cruz, que recentemente se filiou ao Solidariedade vem mantendo encontros na capital e interior ajudando o partido na formação das nominatas e parcerias para o Solidariedade, presidido no Estado pela sua irmã, Mirlene Cruz da Silva. Na capital, por exemplo, Adriano Gomes, seu assessor na Ale-RO está na lista de pré-candidatos a vereador. Adriano tem carisma, identificação com a população e certamente é um forte concorrente a uma das 23 vagas no legislativo municipal.
Gurgacz – Na próxima quinta-feira (27) o empresário Assis Gurgacz (Eucatur, Diário da Amazônia, Rede TV!), pioneiro de Rondônia estará lançando em Ji-Paraná, na sede da Eucatur, a partir das 8h30, o livro biográfico O Homem Infinito. Paranaense de Cruz Machado, o Sr. Assis, como todos o chamam, também estará comemorando, junto com a fiel companheira, a Dona Nair, os 50 anos da Eucatur, que “nasceu” no dia 31 de março em Cascavel, Oeste do Paraná, onde está sediada e se consolidou em Rondônia. Boa pare da colonização do Estado ocorreu com a chegada de famílias trazidas pela Eucatur, com o Sr. Assis dirigindo, que buscavam um novo Eldorado atendendo chamado do Governo Federal incentivando a colonização com o eslogam “integrar para não entregar”.
Respigo
Estão em andamento desde a segunda-feira (18), na sede da Escola do Legislativo, que pertence à Assembleia Legislativa (Ale), quatro cursos para capacitação dos servidores públicos. Os cursos de Fotografia e de Assessoria de Comunicação das 8h `s 12h, e Libras para Atendimento ao Público e Marketing Político em Redes Sociais, das 14h às 18h, na sede da escola em Porto Velho +++ Os cursos (40) também são levados para o interior para atender câmaras de vereadores, prefeituras, autarquias e, a exemplo da capital, as vagas excedentes são disponibilizadas à população. Ao final dos cursos, segundo diretor-geral da escola, os alunos concluintes recebem certificados de conclusão +++ Ji-Paraná se prepara para a realização no período de 20 a 25 de maio para a 11ª Rondônia Rural Show no Centro Tecnológico Vandeci Rack. Exposições de máquinas agrícolas e equipamentos, vitrines tecnológicas, insumos, exposição de animais, palestras, oficinas, demonstrações práticas e oportunidades de network fazem parte da programação +++ Hoje já não se encontra vagas na rede hoteleira, inclusive de os municípios vizinhos. Ainda se encontra locação de residências, apartamentos, chácaras, mas não é missão das mais fáceis.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
