Presidente do TSE critica o ‘conservadorismo radical’
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, nesta segunda-feira (23), que o “conservadorismo radical” busca contrariar “consensos científicos”.
Durante lançamento de um curso de Direito, Barroso afirmou que o conservadorismo é uma “política perfeitamente legítima”:
“O conservadorismo radical, que não se confunde com o conservadorismo – que é uma opção política perfeitamente legítima –, eu me refiro ao conservadorismo radical que se manifesta pela intolerância, pela agressividade, procurando negar e retirar direitos de quem pensa diferente, além de contrariarem os consensos científicos em matérias diversas desde o aquecimento global até a vacinação.”
Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acrescentou:
“Quem já viveu uma ditadura aqui sabe, só quem não sabe é a sombra que não reconhece a luz.”
E completou:
“Precisamos utilizar a internet para o bem, para aumentar as possibilidades de participação popular e enfrentar as milícias digitais e os terroristas da rede social com seus hackers e seus difusores de mentiras, pois isso não é parte da democracia.”