Presidente regional do Podemos é pré-candidato a prefeito de Porto Velho, articulações de bastidores estão em fase adiantada, Rondônia na presidência da Asbraer
Prefeito – Fonte da mais absoluta confiança, não somente da coluna, mas também do futuro pré-candidato, garante, que o diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes, ex-deputado federal, ex-deputado estadual e ex-vereador de Porto Velho é pré-candidato a prefeito de Porto Velho. Moraes, inclusive, já teria colocado em campo um grupo de pessoas ligadas a ele para trabalhar a pré-candidatura à sucessão municipal de outubro próximo. Léo tem prazo de três meses, antes das eleições para deixar o cargo que ocupa no comando da importante autarquia estadual para confirmar seu nome nas convenções que serão realizadas de 20 de julho a 5 de agosto, quando serão homologados os candidatos a prefeito, vice e vereadores em toro o País.
Prefeito II – O assunto foi abordado na coluna de terça-feira (14), já alertando sobre a possibilidade de Léo concorrer à prefeitura, cargo que ele já disputou em 2020 e chegou na terceira colocação, atrás de Hildon Chaves (PSDB), que se reelegeu e da ex-vereadora, Cristiane Lopes, do PP, que disputou o segundo turno com o atual prefeito, que está no segundo mandato consecutivo. Léo, inclusive, já teria iniciado a composição do grupo que estará no comando de sua caminhada rumo as eleições municipais deste ano com a sua pré-candidatura a prefeito em fase de organização. Não há dúvida, que a confirmação de Léo Moraes como pré-candidato fomentará a campanha eleitoral na capital, onde já temos ao menos seis nomes, todos com amplas possibilidades de chegarem ao segundo turno, porque dificilmente teremos prefeito eleito no primeiro turno em Porto Velho. E três nomes são de mulheres: ex-deputada federal Mariana Carvalho (UB), ex-senadora Fátima Cleide (PT), ambas militantes partidárias ativas e Neuma Tourinho (MDB), uma estreante no sistema político-partidário.
Prefeito III – A pré-candidatura de Léo Moraes já seria fato consumado, segundo a fonte, que adiantou, inclusive, dados sobre a parceria que estaria sendo formatada para enfrentar as urnas em outubro próximo, garantindo uma nominata de bons nomes para disputar a câmara de vereadores. Um dos parceiros é um político também jovem e de carreira crescente sempre vencedora no segmento. Sabemos o nome do parceiro, que já está trabalhando de forma conjunta com Léo Moraes na formação da nominata e da escolha do vice, que é fundamental, que não pode ser do mesmo grupo, pois é necessário somar ou que consiga dividir os adversários. Mas não estamos autorizados a publicá-los, mas a divulgação deverá ocorrer em breve. Como as convenções serão antes do prazo de desincompatibilização Léo deverá deixar o comando do Detran em breve.
Asbraer – A Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) pela primeira vez tem o comando de um rondoniense. O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão é o novo presidente do Conselho da entidade. Luciano foi eleito, por unanimidade, durante a 36ª Assembleia Extraordinária e permanecerá no cargo até 2027. Segundo o governador Marcos Rocha (UB), a presidência da Embraer é uma oportunidade ímpar, para Rondônia influenciar nas diretrizes e estratégias relacionadas à assistência técnica e extensão rural do País. Entende Rocha, que Luciano na Asbraer, “reforça o compromisso do Estado em promover a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento rural integrado, visando a melhoria da qualidade de vida da população”.
Palestras – O diretor-geral da Escola do Legislativo, Alexandre Silva, está desde terça-feira (14) em Ji-Paraná, percorrendo os órgãos de comunicação. A escola que é mantida pela Assembleia Legislativa (Ale), presidida pelo deputado Marcelo Cruz (PRTB-PVH) participará da Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), de 20 a 25 deste mês no Centro Tecnológico Vandeci Rack com ciclos de palestras e, uma delas com o ex-jogador de voleibol Alexandre Ramos Samuel, o Tande com o tema A Vida é um Jogo. A RRSI é a maior mostra do gênero do Norte do País e em 2023 bateu recorde de comercialização que ultrapassou os R$ 3,5 bilhões. A expectativa para este ano é superar os números de 2023.
Respigo
Hoje boa parte da população de Porto Velho circulou pela manhã “encapotada”, como se costuma dizer, quando as pessoas colocam roupas “pesadas” como blusas e casacos de lã e outros tecidos de inverno. É que a temperatura na capital sempre está em torno de 30 graus +++ Pela manhã os termômetros marcavam 22 graus e ventava forte, é a tal “friagem” como se pronuncia o rondoniense. Em Vilhena na divisa com o Mato Grosso, região mais alta de Rondônia, a temperatura caiu para 16 graus na madrugada de hoje +++ Na Assembleia Legislativa (Ale), o clima, desde ontem (14) é de Rondônia Rural Show Internacional. A sessão ordinária de terça-feira foi rápida e comandada pelas deputadas Yeda Chaves (UB-PVH) na presidência e Cláudia de Jesus (PT/Ji-Paraná) secretariando +++ A ordinária de hoje (15) não aconteceu por falta de quórum. Mas a movimentação na Ale-RO foi grande com boa parte do pessoal se deslocando para Ji-Paraná.