Pressão contra senador é intensa, decisão do TRE sobre coligação pode mudar quadro de candidatos, deputados cobram Santo Antônio
Senado – Duas das três vagas ao Senado estão na disputa das eleições deste ano. Como uma das vagas que o mandato terminará este ano é de Ivo Cassol (PP-RO), que está licenciado e não concorrerá à reeleição, somente Valdir Raupp (MDB-RO) está na disputa da reeleição e, pelo andar da carruagem deve estar muito bem nas pesquisas de consumo interno dos adversários. Nota-se um trabalho orquestrado tentando denegrir o trabalho do senador. Como ninguém bate em cachorro morto...
PT – Nos próximos dias poderá ocorrer uma reviravolta nas coligações lideradas pelo PDT e PT em Rondônia. É que o diretório nacional do PT não acatou a parceria decidida em convenção com o PDT, que está coligado com outros partidos. A determinação do diretório nacional foi de se unir ao Psol. A coligação comandada pelo PDT, que redigiu ata com o PT coligado recorreu e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ainda, não se manifestou o que deverá ocorrer nos próximos dias.
PT II – O PT coligado com o grupo liderado pelo PDT, como se decidiu em convenção dos partidos inviabilizará a ex-senadora Fátima Cleide (PT), que ficaria fora da disputa e também de Paulo Benito, hoje vice do candidato a governador pelo Psol, Pimenta de Rondônia. Resta saber se o diretório nacional tem poder de alterar uma decisão manifestada em ata e protocolada no TRE. A justiça eleitoral é quem vai decidir e a expectativa é enorme.
Usina – Recentemente os deputados estaduais aprovaram a elevação do nível da Hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira, mas com a contrapartida de liberar recursos para investimentos nos municípios, sendo R$ 30 milhões para o distrito de Jacy-Paraná, em Porto Velho e mais R$ 1 milhão para cada um dos demais 51 municípios do Estado. Os repasses não foram feitos e os deputados Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), Jesuíno Boabaid (PMN-PVH) e José Lebrão (MDB-São Francisco) teceram críticas a diretoria da usina pelo não cumprimento do acordado na sessão ordinária de ontem (11). Da tribuna da Ale, Jesuíno lamentou a falta de responsabilidade dos diretores da Santo Antônio, que não cumpriu com os repasses.
Revogação – O deputado Adelino Follador (DEM-Ariquemes) foi mais enfático ao abordar o assunto. “Aprovamos a elevação da cota confiando que eles cumpririam com a sua parte, mas até o momento ninguém recebeu nada. Dessa forma, não temos alternativa a não ser pedir a revogação da lei. Eu nunca confiei nessas usinas, eles prometem e não fazem nada”, afirmou. Adelino disse que, caso a situação com as prefeituras não seja resolvida, esta semana, na reunião ordinária da próxima terça-feira (18) vai pedir a revogação do projeto aprovado pela Casa.
Respigo
A passeata na Avenida Jatuarana em Porto Velho, na terça-feira (11) da coligação do governador Maurão de Carvalho “Rondônia, Unidos Somos Fortes” (MDB/Podemos/PMN/PSC/PCdoB/PHS/Pros/PV) estava das mais participativas. Destaque também para o candidato a reeleição a deputado estadual, José Lebrão (MDB-São Francisco) que estava com um grupo dos mais animados e organizados +++ O jovem médico Artur Maldonado, do Pros é pré-candidato a deputado federal e vem trabalhando diuturnamente sua candidatura. O Dr. Artur disputou as eleições de 2016 concorrendo a vereador em Porto Velho, teve votação expressiva, mas ficou na suplência e agora busca uma cadeira na Câmara Federal +++ Maurão de Carvalho participou de entrevista na manhã de hoje (12) na TV Rondônia (Globo) para falar sobre suas propostas de caso eleito, governar Rondônia. O candidato, que preside a Ale respondeu com objetividade as perguntas, algumas quilométricas da repórter e conseguiu dar o seu recado na disputa pelo governo do Estado +++ A Polícia Federal, que na segunda-feira (10) atuou no Paraná tendo entre os detidos o ex-governador Beto Richa (PSDB) realizou na manhã de hoje (12) operação no Mato Grosso do Sul envolvendo o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que estaria envolvido em corrupção. Como a coluna já adiantou a PF vem chegando a Amazônia.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
