PROJETO APROVADO BENEFICIA TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM ARIQUEMES

24 de junho de 2021 196

Os trabalhadores da construção obtiveram importante vitória, nesta segunda-feira, na Câmara Municipal de Ariquemes. É que o plenário aprovou o Projeto de Lei apresentado pelo Vereador Natan Lima, criando reserva de mercado para operários do segmento.

Conforme a matéria, que segue à sanção do Executivo, as empresas do setor de construção civil ficam obrigadas a contratar, prioritariamente, 5% da mão de obra de trabalhadores residentes na cidade, há pelos menos seis meses, e  percentual, de trabalhadoras do sexo feminino.

Em discurso no plenário da Câmara Municipal de Ariquemes, na sessão desta segunda-feira, o vereador Natan lima (PTB) justificou que, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Ariquemes e Região do Vale do Jamary, dos cerca de 9 mil trabalhadores ariquemenses associados, apenas 1.000 estão empregados atualmente. Isso é muito preocupante.

O vereador acrescenta que, ainda conforme o sindicato, 1.200 trabalhadores de outros Estados ocupam postos em canteiros de obras em Ariquemes. Em alguns empreendimentos, 90% da mão de obra são de trabalhadores de fora, o que contribui diretamente para elevado desemprego no setor.

“Essas vagas poderiam estar sendo preenchidas pela mão de obra local”, observa Natan lima, e esse é objetivo do nosso projeto. “Agradeço o apoio dos colegas vereadores para sua aprovação, e vamos trabalhar para que se torne lei e para que seja aplicada”, diz Natan Lima.

Fonte: AOR OLIVEIRA