PROJETO DE LEI DO VEREADOR RICARDO MEDEIROS CRIA PROGRAMA MUNICIPAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE.

13 de setembro de 2021 19

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são um fazer e pensar a saúde diferente da forma como se faz comumente pois diminuem do uso de medicamentos e estimulam alternativas inovadoras, mas tradicionais.

Além de atuarem sobre a saúde do organismo, contribuem com o desenvolvimento sustentável de comunidades; incentiva as ações referentes à participação social e o envolvimento responsável e continuado dos usuários, gestores e trabalhadores da saúde trazendo inúmeros benefícios.

Uma das PICS mais famosas é a Acupuntura, terapia milenar que trabalha pontos específicos do corpo geralmente com agulhas, que podem prevenir e tratar uma infinidade de disfunções.

O Sistema Único de Saúde (SUS) institucionalizou as PICS em 2006 e em 2017 o Ministério da Saúde ampliou o número de práticas que podem ser ofertadas no sistema público de saúde e que trazem muitos benefícios não só físicos como psíquicos.

Foi protocolado pelo Vereador Ricardo Medeiros, Projeto de Lei que cria o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PMPICS) no município de Ariquemes, atendendo aos termos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

O objetivo é promover e implementar políticas e diretrizes para as áreas de medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura, Moxabustão, Fitoterapia Chinesa, Tuiná, Tai Chi Chuan), Fitoterapia, Plantas Medicinais, Antroposofia, Práticas Corporais, Dança Senior, Homeopatia, Florais de Bach, Reiki e outras.

Fonte: AOR OLIVEIRA