PSB ensaia Jesualdo Pires ao governo, Expedito é “carta na manga” do grupo Cassol, DEM não descarta Marcos Rogério governador
Governo – A coluna vem alertando há tempo sobre a possibilidade de o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), político de maior expressão do partido, mais até que o governador Daniel Pereira (PSB), que assumiu o comando do Estado ciente que comandava uma nave, mas que na verdade é um calhambeque, disputar o governo do Estado. Desde a realização da Rondônia Rural Show em maio último, que os comentários cresceram e estão ganhando corpo. Quando deixou (desincompatibilizou) a prefeitura para poder disputar uma das duas vagas ao Senado foi taxativo dizendo que não pretendia disputar outro cargo. Como em política nada é definitivo...
Expedito – É o mesmo caso do ex-senador e ex-presidente do diretório regional do PSDB, Expedito Júnior. Apesar de ser um nome expressivo para disputar o Senado ou o governo do Estado, ainda não se sabe qual será sua opção até as convenções (20 de julho e 5 de agosto) partidárias. Na última semana disse publicamente que caso o senador Ivo Cassol (PP-RO), que já governou Rondônia em dois mandatos, registre sua candidatura, “ganha no primeiro turno”. Júnior é a “carta na manga”, do grupo liderado por Cassol como opção de peso político, para o Senado e, dependendo da situação, ao governo.
DEM – O Democratas é o partido que mais reúne seus filiados ajustando as diretrizes visando as eleições de outubro próximo. No último sábado (9) o auditório da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA) ficou lotado para a realização de mais um encontro da região do Vale do Jamari. Dentre outras decisões o lançamento da pré-candidatura do vice-prefeito de Ariquemes, Lucas Follador a deputado federal. Ele irá fazer dobradinha com o pai, Adelino Follador (DEM-Ariquemes), pré-candidato ä reeleição e o estadual mais bem votado em Rondônia nas eleições de 2014.
Governo – A maior liderança do DEM no Estado é o presidente do diretório regional, deputado federal Marcos Rogério. O jovem parlamentar, a princípio, tem uma reeleição garantida, mas a cada semana é indicado como pré-candidato a outros cargos. Há 15 dias Marcos Rogério seria o nome do Democratas para concorrer a uma das duas vagas ao Senado. Esta semana já se comenta, nos bastidores da política, que ele poderá disputar a sucessão do governador Daniel Pereira (PSB). Questionado, Marcos Rogério disse que, por enquanto, trabalha como pré-candidato à reeleição.
Sujeira – Esta semana um cidadão inconformado, e coberto de razão filmou e distribuiu um vídeo da sujeira que os freqüentadores do Espaço Alternativo de Porto Velho, no acesso ao Aeroporto Governador Jorge Teixeira proporcionam. Restos de alimentos, garrafas, sacos plásticos e outras tralhas espalhadas ao longo do local, hoje com mesas, passarela, sendo uma agradável área de lazer com o mínimo de infraestrutura que fica emporcalhada, suja, o que seria um “cartão de visitas” da cidade. A maioria do povo, ainda, tem modos e costumes distantes da idade da pedra. A polícia poderia botar esses amantes da imundice a limpar a sujeira, que fazem todo final de semana, ou colocá-los em cana, se for o caso.
Respigo
Após passar por cirurgia (vesícula) o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho (MDB-Andreazza) está retomando as atividades políticas. No último final de semana marcou presença na pré-convenção do PR, em Porto Velho, presidido no Estado pelo deputado federal Luiz Cláudio +++ O deputado estadual Airton Gurgacz (PDT/Ji-Paraná) tem percorrido o Estado visitando lideranças pedetistas. Airton é pré-candidato à reeleição e está entre os nomes de maior expressão do partido no Estado +++ Estamos em pleno período de verão amazônico (seca), mas hoje choveu forte e rápido na região da Assembleia Legislativa, por volta das 14h. Apenas apagou o pó e o cheiro de fumaça, pois já há irresponsáveis botando fogo em quintais e terrenos baldios +++ Maurão de Carvalho esteve reunido na última semana com o ex (governador, senador, deputado estadual, prefeito), José Bianco, uma espécie de guru político do Estado, pelo seu conhecimento e experiência no complicado segmento. O assunto em pauta como não poderia ser diferente foi política e até a possibilidade de Bianco caminhar junto com Maurão na disputa pelo governo do Estado respondendo por cargo importante na coordenação.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
