PSD garante Expedito Júnior e quer levar Hildon Chaves, Rondônia formata o projeto Balcão Único, campanha educativa no trânsito em Ji-Paraná
Trânsito – Na próxima quinta-feira (20) a Prefeitura de Ji-Paraná estará lançando a “Campanha Educativa de Trânsito”, pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) alertando sobre a importância de a conscientização da população sobre os riscos e deveres no segmento. A campanha será desenvolvida até o segundo semestre do ano com o desenvolvimento de ações planejadas a cada mês. Segundo o presidente da AMT, Oribe Alves Júnior, Ji-Paraná tem hoje cerca de 100 mil veículos circulando pelas ruas e avenidas, por isso a necessidade de uma “maior conscientização no trânsito”. O Detran poderia, além de melhorar a fiscalização e orientação nas principais cidades do Estado, via Ciretrans, desenvolver campanhas educativas permanentes. E não é por falta de recursos financeiros, mas no mínimo de boa vontade...
PSD – A chegada oficial do ex-senador Expedito Júnior ao PSD, presidido no Estado pelo seu filho, deputado federal Expedito Netto será festiva, como anunciou o jornalista Sérgio Pires, que assina a coluna “Opinião de Primeira”, publicada na maioria dos sites do Estado, inclusive o RONDONIA DINÂMICA. O evento terá a presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. Segundo o bem informado Sérgio Pires, gaúcho e torcedor fanático do Internacional, provavelmente Kassab não venha abonar somente a ficha de Expedito Júnior, mas também do prefeito-reeleito de Porto Velho, Hildon Chaves, ainda, no PSDB. Não há dúvida, que uma parceria entre Hildon pré-candidato a governador e Júnior para a única das três vagas ao Senado será difícil de ser batida, caso seja confirmada.
PSDB – E os tucanos, presidido no Estado pela deputada federal Mariana Carvalho não ficaria descartado das eleições gerais de outubro próximo. Além de Mariana poder concorrer à reeleição com amplas chances de sucesso, seu irmão, Maurício, que é vice-prefeito de Porto Velho assumiria a prefeitura definitivamente, pois na hipótese de Hildon concorrer ao governo do Estado, terá que renunciar em abril próximo. Em termos de lideranças políticas o PSDB ficaria enfraquecido com as saídas de Júnior e Hildon, queiram ou não, duas lideranças significativas dos tucanos em Rondônia, sendo uma consolidada (Júnior) e outra em fase de ascensão (Hildon), mas os irmãos Carvalho ganhariam maior importância dentro do partido e do contexto político regional.
Censo – A área de comunicação do IBGE-RO, comandado pela competente jornalista Amabile Casarin encaminhando release sobre as inscrições em processos seletivos simplificados de pessoas, que pretendam trabalhar no Centro Demográfico 2022, que serão encerradas na próxima sexta-feira (21). As inscrições podem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas: (https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21) e o pagamento efetuado até o dia 16 de fevereiro. As taxas são de R$ 60,50 para agentes censitários municipais (ACM) e supervisores (ACS) e de R$ 57,50 para recenseador, sendo que quem tem Cadastro Único ou for doador de medula óssea pode solicitar isenção da taxa. Estão disponibilizadas para Rondônia 1.509 vagas para recenseadores e 224 vagas para ACM/ACS. A previsão de duração dos contratos é de cinco meses e o censo será realizado no segundo semestre deste ano.
Balcão Único – Rondônia e mais dez Estados deverão contar até o final deste mês com o Balcão Único, programa do governo federal (Ministério da Economia), que facilita a abertura de empresas e fornece, imediatamente, na hora do processo o número do CNPJ. Através de formulário único e totalmente digital, as empresas poderão ser abertas sem a necessidade de recorrer a vários órgãos públicos, como ocorre hoje. Até o fim de janeiro, onze novos estados devem contar com o chamado Balcão Único - sistema do governo federal, digital e unificado, que facilita a abertura de empresas. O sistema já funciona em outros estados, como São Paulo, Pernambuco, Bahia, Pará, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, e agora no Paraná, Piauí, Maranhão e Rondônia. Em São Paulo, por exemplo, para se abrir uma empresa eram necessários cumprir 11 procedimentos, 17 dias para aprovação e quase 5% de custo da renda per capita.
Respigo
O ex-prefeito de Ariquemes, Thiago Flores (Republicanos) estaria articulando um grupo de políticos para disputar as eleições de outubro próximo. Flores é candidato a deputado federal e lidera uma plêiade de amigos dispostos a formar uma parceria com a finalidade de eleger ao menos dois deputados federais +++ O assunto é delicado e um pouco ousado, mas tem fundamento e deverá ser colocado em prática. De acordo com o avanço das negociações, que envolvem políticos expressivos de várias regiões do Estado, vamos informando o leitor +++ Solenidade das mais significativas na manhã de ontem (17) capitaneada pelo governador Marcos Rocha (União Brasil). Foi assinado documento garantindo a construção do Heuro (Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia), obra que será edificada no modelo Built to Suit (BTS), através do Consórcio Vigor Turé, vencedor da licitação e com a previsão de entrega de o primeiro bloco, ainda, este ano +++ Porto Velho e os demais municípios dependem, hoje, do Pronto Socorro João Paulo II, implantado para atender os trabalhadores, que construíram a Usina de Samuel, na década de 80. Apesar de todas as adequações ao longo dos anos, o JP II não consegue atender a demanda de pacientes, mesmo com toda a competência e boa vontade do seu corpo clínico, do quadro administrativo e do setor de enfermagem.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
