PT e MDB podem caminhar juntos em Porto Velho, Grupão de Rolim de Moura passa por decisão da Casa Civil, o complicado e confuso trânsito da capital

15 de janeiro de 2024 106

Parceria – Nos bastidores da política de Porto Velho um assunto, que a cada dia ganha maior ênfase entre os dirigentes partidários é a possibilidade de uma parceria entre o MDB, que hoje tem como “cacique” maior o senador Confúcio Moura e o PT, do presidente Lula da Silva. O PT, presidido em Rondônia pelo ex-deputado federal Anselmo de Jesus realmente, está necessitando de uma investida no Estado, pois perdeu muito espaço nas últimas eleições. Como exemplo, negativo, lógico, tem somente a deputada Cláudia de Jesus, de Ji-Paraná na Assembleia Legislativa e nenhum vereador em Porto Velho, maior colégio eleitoral do Estado. Recentemente o ex-deputado estadual, Williames Pimentel, que já foi secretário de Saúde (Estado e de Porto Velho) assumiu o comando do partido na capital. Como Confúcio é muito ligado ao presidente Lula, se o PT e o MDB formatarem parceria para as eleições em Porto Velho de outubro próximo não será novidade. Quem viver verá...

Grupão – Na coluna de quinta-feira (11) foram publicadas notas sobre as eleições municipais em Rolim de Moura, que serão realizadas em outubro próximo, junto com os demais municípios brasileiros e anunciamos a criação de um “Grupão” de apoio a nomes de candidatos a prefeito e vice. Quem estaria na liderança do “Grupão” seria os vereadores Claudinho da Castanheira, eleito pelo PSL e Valtão da Obra (MDB). Também estaria na parceria os vereadores Renato do Frigorífico (MDB), Juliana Antunes (Podemos). Também está no projeto Márcio (da PM) Magalhães, que nas eleições de 2020 somou mais de 600 votos, segundo mais bem votado, mas não se elegeu devido a legenda. Os atuais membros do “Grupão”, ainda em formação, também estudam uma parceria com o prefeito Aldo Júlio (MDB).
Impasse – A maior dificuldade dos organizadores do “Grupão”, no caso de uma união com o MDB de Aldo Júlio, seria, de ele concorrer à reeleição e indicar o vice. Ocorre que Aldo Júlio não se posicionou, ainda, se disputará um novo mandato. Certamente aguarda a conclusão das investigações do Ministério Público (MP) estadual, após a visita de membros do Draco em 2023 devido a denúncias de irregularidades em licitação de empresa de limpeza, que foi declarada vencedora do certame, mas não cumpria as exigências de valores do edital, que teria sido fraudado com aumento do capital posterior ao processo licitatório. Mas os comentários nos bastidores são que Aldo Júlio, saindo candidato, o seu parceiro a vice seria um nome indicado pelo chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Júnior Gonçalves.

Trânsito – O trânsito de Porto Velho é dos mais complicados. Confuso, mal sinalizado, pessimamente fiscalizado e sempre apresentando elevados índices de acidentes, com as motocicletas à frente no ranking, porque os motoqueiros liderados pelos motoboys, que abusam da velocidade, das ultrapassagens irregulares, do desrespeito à sinalização que é ruim, assim como a fiscalização e orientação. O responsável pela Semtran (Secretaria Municipal de Trânsito da capital, Anderson Pereira com ótima passagem na Assembleia Legislativa (Ale), como deputado estadual, não consegue organizar o fluo de veículos, porque a fiscalização a cargo dos agentes de trânsito é precária e não atende as mínimas necessidades de uma cidade, que mudou completamente sua população em prazo de meses.

Sinalização – O trabalho de recapeamento de ruas e avenidas em Porto Velho, no centro e nos bairros, além de pavimentação asfáltica foi um dos inúmeros pontos positivos da administração do prefeito Hildon Chaves e sua equipe de frente. No início de 2023 a sinalização de placas aéreas, calçadas e de solo melhorou, mas hoje precisa de ser revista. A de solo, que funciona muito bem nos cruzamentos está desaparecendo com a ação do tempo. Faltam placas nos cruzamentos para saber quem está na via preferencial, e as faixas de pedestres e as destinadas a motocicletas estão necessitando manutenção. Um exemplo de um local de cruzamento perigoso é nas confluências da Avenida Calama com a Rua Araguaia, que é preferencial e uma das principais vias de ligação com a Zona Leste até o cruzamento com a Calama, que é preferencial em toda sua extensão. No sentido cidade conjunto habitacional Cristal da Calama o cruzamento, que é de enorme fluxo de veículos, não tem placas de sinalização de preferencial, e a de solo, está praticamente apagada. Vão aguardar uma tragédia?

Respigo

Quem tiver condições de doar sangue deve procurar o Fhemeron em sua cidade. Os estoques estão críticos, muito baixo e suficiente, apenas, para atender as demandas de emergência +++ Se você já doou sangue (homem 60 dias, ou mulher 90 dias) faça sua doação e leve esperança a quem precisa. Você certamente estará salvando vidas +++ Os estoques de sangue O, A e B negativo estão muito baixos, suficientes apenas, às urgências/emergências. Faça sua doação de sangue e leve esperança a quem precisa. +++ O abadá da Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) está disponível na sua sede na Rua Joaquim Nabuco, região central de Porto Velho em horário comercial. A BVQQ é o maior e mais importante bloco de Carnaval da região Norte +++ O desfile da banda do saudoso Manoel Mendonça, o Manelão, será no dia 10 de fevereiro. Antes (15h) será servido coquetel a convidados na sede, posteriormente a concentração na Praça das Três Caixas D´Água e o início do desfile às 17h.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)