PT vai de Fátima Cleide para prefeitura de Porto Velho

30 de abril de 2024 106

E ainda, Fenajud repudia fala de magistrado rondoniense; saneamento vira 'assunto de campanha' na disputa pelo comando da capital

Pegou mal

A Federação Nacional dos Trabalhadores no Judiciário (Fenajud) emitiu nota de repúdio nesta segunda-feira por conta de declarações feitas pelo Juiz secretário-geral do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Rinaldo Forti Silva durante solenidade de posse ocorrida na sexta-feira passada, onde ele teria dito que “quando vocês (novos servidores) entram na Instituição, vocês pesam negativamente no número de gastos, em relação ao número de processos. Não é que chegam para somar, vocês chegam para pesar em gasto”. De acordo com a Fenajud, “tais declarações, que citam a categoria como vilões”. A nota ainda afirma que “o juiz deixa de mencionar que os servidores não são os responsáveis por consumir a maior parte do orçamento do tribunal”, e que “há registros públicos de pagamentos a magistrados que chama a atenção pelas cifras milionárias” e que eles sim, seriam responsáveis pelos ‘gastos’. A íntegra da nota está no Tudorondonia e repercutiu em outros veículos nacionais.

Em construção

O Partido dos Trabalhadores em Rondônia definiu pelo nome da ex-senadora Fátima Cleide para disputar a prefeitura de Porto Velho nas eleições deste ano. A proposta foi aprovada em reunião no Sindur no último fim de semana. Fátima foi senadora de 2003 a fevereiro de 2011 e é considerada a ‘mãe da transposição’, já que partiu dela a proposta de incluir os servidores do ex-território federal de Rondônia nos quadros da União, como forma de fazer justiça com os servidores que haviam sido demitidos pelo ex-governador José Bianco. É o melhor nome para compor esse quadro atualmente? Não creio, mas tem potencial de agregar lideranças de esquerda em torno de um projeto para reduzir as forças da direita que ampliaram espaço em Rondônia.

E Léo Moraes?

Continua em silêncio sobre seu futuro político.

Também calado

O governador Marcos Rocha é figura difícil, ao menos para seus secretários. A reclamação é generalizada, ele raramente atende os subordinados. Teve um que disse 'estar no cargo há mais de ano e não consegue falar com o governador’. E em ano de eleição, a cobrança será grande, já que ele, apesar de não ser dirigente partidário, tem a máquina do Estado nas mãos e seu apoio é importante para qualquer um que vá disputar esse ano.

Fala demais

Enquanto isso, o deputado federal Coronel Chrisóstomo, anda procurando confusão com o ministro Alexandre de Moraes. O parlamentar tem feito postagens em suas redes sociais afirmando que "ordens absurdas e ilegais não se cumprem. Não importa de quem foi a ordem". O parlamentar, efusivo em suas falas, fez de Moraes seu principal alvo de críticas. Onde isso vai parar, o tempo vai nos mostrar…

 

Saneamento

Graças as alagações crônicas, o saneamento (ou a falta dele) virou estrela das eleições municipais da capital neste ano. Marcelo Cruz afirmou que, se for eleito, vai trabalhar desde o primeiro dia para. resolver o problema, que segundo ele, fez parte de sua infância e adolescência. Recente ele declarou que ‘havia uma vala aberta em frente a casa onde cresceu’, e isso o deixava extremamente incomodado. Outro que também já disse que pretende resolver de vez o problema é Benedito Alves.

Em Ariquemes

“Quero manifestar meu apoio integral à nossa pré-candidata, dizer que a nossa estrutura partidária e política estará ao seu lado, e que o MDB tem um nome preparado para administrar Ariquemes. O MDB é o partido que mais pode fazer por Ariquemes, sem nenhuma dúvida!”, a fala é do deputado federal Lúcio Mosquini em mensagem exibida durante o lançamento da pré-candidatura de Agna Souza na noite do último sábado. O evento, prestigiado, reuniu caravanas vindas de cidades do entorno, como Buritis, Cacaulândia, Rio Crespo, Porto Velho e Itapuã do Oeste. Mobilização emedebista clássica que pode dar trabalho e até surpreender nas eleições

Rede/PSOL

A jornalista e professora universitária Iule Vargas confirmou sua pré-candidatura a vereadora em Porto Velho pela federação Rede/Psol. A jornalista pretende focar sua pauta de discussões em temas de defesa da cidadania, saúde e minorias. Ela também pretende atuar em prol das Pessoas com Deficiência (PCD). Com uma prótese de titânio em substituição ao fêmur da perna esquerda, a jornalista tem enfrentado dificuldades e compreende que a Pessoa com Deficiência não tem voz que ecoa nos poderes em defesa de direitos constituídos e na busca de soluções urbanas.

Não sabia

O pai do presidente da Câmara de Vereadores de Pimenteiras do Oeste (região do Vale do Guaporé), o ex-vereador Jorge Fernandes Leite foi preso em flagrante após a polícia encontrar cerca de 160 quilos de maconha em sua propriedade. O vereador Jorgiano Garcia Leite, filho de Fernandes, disse ter ficado chocado com a notícia e afirmou que ‘não sabia que seu pai era envolvido com esse tipo de coisa’. Quando foi informado sobre a prisão do pai, ele estava no hospital comemorando o nascimento de seu primeiro filho.

Na CCJ do Senado

Nos próximos dias a Comissão de Constituição e Justiça do Senado deve começar a rodada de audiências para debater o fim da reeleição e mandatos de cinco anos para o Executivo. Após as deliberações, e se for aprovada na CCJ, a matéria segue para o plenário e posteriormente para a Câmara dos Deputados. Se isso vai ser rápido? Possivelmente não. Lula quer mandatos de seis anos, sem reeleição, mas o senso comum é de cinco e é quem deve prevalecer. Porém, estamos no Brasil e tudo pode acontecer, inclusive nada.

Olha essa

Uma morsa encontrada morta no verão passado no arquipélago norueguês de Svalbard, no Oceano Ártico, morreu de gripe aviária, disse um pesquisador norueguês nesta segunda-feira, o primeiro caso registrado naquele mamífero. Uma amostra retirada da morsa que se encontra na Ilha Hopen mostrou, após análise em um laboratório alemão, que o animal estava contaminado pelo vírus, disse à AFP Christian Lydersen, investigador do Instituto Polar Norueguês. “Esta é a primeira vez que a gripe aviária foi registada numa morsa”, acrescentou.

Segurar xixi faz muito mal, mas dificilmente mata

Além de causar desconforto, inchaço e dor, reter a urina pode causar uma série de problemas de saúde, como infecções, dificuldades de reter urina no futuro e, no pior dos casos, estouro da bexiga. De maneira geral, os médicos recomendam ir ao banheiro pelo menos a cada três horas. No entanto, é importante saber que as suas chances de morrer por segurar o xixi são significativamente baixas, e alguns profissionais de saúde afirmam que isso pode nem ser possível. O que provavelmente acontecerá é que sua bexiga se liberará involuntariamente muito antes de você correr qualquer perigo físico imediato grave.

Fonte: ALAN ALEX
PAINEL POLITICO (ALAN ALEX)

Alan Alex Benvindo de Carvalho, é jornalista brasileiro, atuou profissionalmente na Rádio Clube Cidade FM, Rede Rondovisão, Rede Record, TV Allamanda e SBT. Trabalhou como assessor de imprensa na SEDUC/RO foi reporte do Diário da Amazônia e Folha de Rondônia é atual editor do site www.painelpolitico.com. É escritor e roteirista de Programas de Rádio e Televisão. .