Quem é o advogado dos ‘fichas sujas’ que desenvolveu mentoria para candidatos ensinando como não errar em uma campanha eleitoral
Mentoria completa com assessoria pré- e pós campanha para quem não quer ter problemas com as eleições
O advogado especialista em Direito Eleitoral Nelson Canedo é uma espécia de ‘santo milagreiro’ de políticos considerados ‘fichas sujas’. Ele praticamente ‘ressuscita’ a carreira de quem um dia perdeu os direitos políticos, ou teve a imagem manchada por adversários durante campanhas eleitorais.
Obrigado por acompanhar o Blog do Painel. Não esqueça de nos seguir no GoogleNews e contribua com nosso blog. Sua ajuda é muito importante.
Canedo foi responsável por ‘salvar’ o mandato do governador de Rondônia, Marcos Rocha, que tinha pesadas representações feitas duramente a campanha de reeleição em 2022, também foi quem devolveu os direitos políticos de Edwilson Negreiros, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho (RO), que chegou a ser preso acusado de corrupção. Graças a atuação do advogado, o que era ‘uma certeza’, transformou-se em dúvida e posteriormente foram comprovadas que as acusações não se sustentavam por falta de provas.
É Canedo quem defende o deputado federal Lebrão (MDB-RO), filmado supostamente recebendo propina de um empresário que detinha os contratos de coleta de lixo em várias cidades do estado. O deputado foi filmado, com autorização da justiça na Operação Reciclagem, que afastou vários prefeitos, todos defendidos por Canedo, que foram reintegrados ao cargo.
Foi Canedo quem devolveu o mandato de Natan Donadon, deputado federal cassado após ter sido condenado à 13 anos de prisão que teve o registro indeferido. (Clique aqui para relembrar) A prefeita de Ariquemes (RO), Carla Redano também conseguiu ter o registro de candidatura deferido graças a atuação de Canedo que demonstrou, em defesa, ‘que houve um patente erro no protocolo da impugnação, pois ao invés de ser impugnado o Demonstrativo de Registro de Atos Partidários – DRAP do partido Patriota, a ação foi proposta noutro processo, o de registro individual de candidatura de Carla
Outro caso emblemático que marca a atuação de Canedo foi a defesa do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Valter Araújo, preso na Operação Termópilas (2011), acusado de ‘formação de quadrilha’, pelo Ministério Público. Canedo obteve uma liminar no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na decisão, a ministra Maria Thereza de Assis, deferiu o pedido da defesa em menor extensão do que o solicitado pelos advogados, que seria a soltura de Valter e também a revogação da suspensão do exercício das funções parlamentares de outros deputados estaduais. Com a decisão, Araújo conseguiu ser libertado.
Outro político de relevância que teve Canedo em sua defesa, foi o ex-senador Acir Gurgacz (PDT-RO) que foi candidato a governador de Rondônia graças a liminar obtida pelo advogado, O senador havia sido condenado a prisão por supostos crimes de corrupção à frente da empresa de sua família, o Grupo Eucatur. Na liminar obtida por Canedo, o ministro Jorge Mussi suspendeu os efeitos da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que julgou um pedido de impugnação feito pelo Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) e indeferiu o registro de candidatura de Acir ao governo de Rondônia.
Com vasta experiência adquirida ao logo dos anos, e com taxa de sucesso de praticamente 100% nos processos, Canedo desenvolveu uma mentoria focada em candidaturas e ainda presta consultoria pós-campanhas.
Especializado em Direito Eleitoral, Canedo conhece como poucos a legislação, e representa a maioria dos políticos com relevância no Estado. E fora. Nos últimos anos, o advogado vem ampliando os horizontes (e clientela), e ainda desenvolveu uma mentoria, preparando candidatos para que ‘não errem’ em suas campanhas. A começar ela filiação, “muitos candidatos erram ao filiar-se em uma legenda, e até por falta de informações, terminam servindo de ‘escada’, para políticos mais experientes ou grupos políticos mal intencionados”, destacou o advogado.
Na mentoria, os candidatos e os profissionais que trabalham na campanha também aprendem a captar recursos para as campanhas, o que pode ou não ser feito em termos de propaganda eleitoral na fase da pré-campanha, alem de ser ensinado como escolher o partido correto para se filiar, os principais prazos da pré-campanha, bem como dicas de como navegar nas redes sociais sem ter problemas com a justiça eleitoral.
Além da mentoria, Canedo mantém sua rede social Instagram bem ativa (@nelsoncanedoadvogado) onde publica semanalmente vídeos visando descomplicar o direito eleitoral, além de dicas importantes para que candidatos e profissionais da área.
MAIS LIDAS
Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (26/11) para seu signo
Ex-PRFs acusados de asfixiar Genivaldo com gás em porta-malas vão a júri popular
No jogo eleitoral, vereadores eleitos ainda podem dançar
Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (28/11) para seu signo
PAINEL POLITICO (ALAN ALEX)
Alan Alex Benvindo de Carvalho, é jornalista brasileiro, atuou profissionalmente na Rádio Clube Cidade FM, Rede Rondovisão, Rede Record, TV Allamanda e SBT. Trabalhou como assessor de imprensa na SEDUC/RO foi reporte do Diário da Amazônia e Folha de Rondônia é atual editor do site www.painelpolitico.com. É escritor e roteirista de Programas de Rádio e Televisão. .