Querem acabar com a PRF, Latam anuncia volta dos voos a Rondônia e de novos para janeiro, crise leiteira mobiliza produtores do Paraná
Fim da PRF? – A princípio a informação tem o formato de uma ”notícia falsa”, ou Fake News como está na moda. Mas não é. Após uma declaração de um dos nossos “Supremos” ministros do STF, Gilmar Mendes, dizendo que a “PRF deve ter sua existência reavaliada”, surgiu um movimento com críticas diversas à corporação por ações, que seriam abusivas. E a “sugestão” certamente tem “apoio” das organizações criminosas. Segundo o Atlas de Combate ao Crime da PRF, durante a pandemia, em 2020, a corporação aprendeu 736 toneladas da maconha e 31 toneladas de cocaína. Foram recuperados 11 mil veículos e apreendidos 115 milhões de maços de cigarros contrabandeados. A PRF prendeu 629 mil pessoas e confiscou 28 mil armas de fogo nos últimos 20 anos. A quem interessa o fim da PRF? É o fim da rosca...
Voos – O deputado federal Maurício Carvalho (UB-RO), obteve resposta da empresa aérea Latam, de solicitações do parlamentar sobre a situação dos cortes de voos comerciais em Rondônia. Segundo a Latam, a partir do próximo mês de novembro, ocorrerão modificações na sua malha aérea incluindo Brasília a Porto Velho. Os ajustes possibilitarão, de acordo com a Latam, mais eficácia no trecho. Outra informação é que a partir de janeiro próximo, a empresa estará lançando mais três voos diurnos na rota Brasília/Porto Velho, às segundas-feiras e quartas-feiras e a retomada da rota Manaus/Porto Velho. Vamos acompanhar como se comportarão a Gol e principalmente a Azul, que tem recorde de ações judiciais em Rondônia devido a sua inoperância no atendimento aos passageiros.
Segurança – O Governo do Estado lançou o Programa de Segurança no Campo, que visa dar maior –e melhor– assistência às famílias da área rural com placa de identificação nas propriedades, que facilita o trabalho da polícia em caso de um atendimento de emergência. Para formalizar o pedido e receber a placa o cidadão deve ligar para o 5º Batalhão da PM em Porto Velho e cadastrar a propriedade. Em caso de emergência a pessoa deve ligar para o telefone disponibilizado para atender o tipo de ocorrência. Fornecendo o registro da propriedade, as viaturas têm facilidade e chegam com rapidez aos locais. O programa é novo e está em fase de implantação, mas certamente será fundamental para aumentar a segurança no campo. Para mais informações sobre o projeto o telefone do 5º BPM é 069 9.8482.4033.
Eleições – O presidente do Agir 35 em Rondônia, ex-deputado federal Natan Donadon, vem trabalhando diuturnamente na organização do partido no Estado visando as eleições municipais (prefeitos e vereadores) de outubro do próximo ano. Esta semana esteve em Chupinguaia, no Cone do Estado, dando posse à diretoria municipal do partido, agora presidido pelo ex-vereador Valdomiro Custódio da Silva, conhecido popularmente como “Careca”. Na sua passagem pela Câmara Federal, Natan priorizou os repasses de recursos de emendas parlamentares a município do Cone Sul, por isso é muito prestigiado por onde passa, mesmo pelos políticos adversários. A nova diretoria do Agir 35 em Chupinguaia é composta por Valdomiro Custódio da Silva (presidente), Rosangela Pinheiro da Silva Falcão (vice-presidente), Miriam Rodrigues da Silva (secretária-geral), Rosilene do Carmo Custódio (secretária), Roseli Campos Siqueira (tesoureira) e Aline Campos Walker (suplente).
Leite – O preço da arroba da carne de boi em Rondônia continua baixa, em torno de R$ 190, diferente do mesmo período de 2022, que era de R$ 280. Há tempos alertamos sobre a situação do leite e que os produtores do Mato Grosso do Sul, via sindicato da categoria em Campo Grande, estavam se mobilizando desde agosto último. Agora a mobilização ocorre no Paraná, com reunião marcada para a terça-feira (10), a partir das 9h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa paranaense, quando será realizada audiência pública para discutir a situação com os deputados. A crise no setor é fomentada pelos altos custos de produção, queda no preço do litro de leite e principalmente a importação de leite em pó da Argentina. Os produtores de Rondônia, ainda, não se manifestaram publicamente sobre o problema, mas é bom se precaver.
Respigo
O conselheiro do Tribunal de Contas (TC) de Rondônia, Wilber Coimbra foi eleito na terça-feira (3), o novo presidente. O mandato de Wilber terá dois anos (1º de janeiro de 2024, prolongando-se até 31 de dezembro de 2025) +++ Ele assumirá no dia 7 de dezembro em sessão solene no auditório do TC-RO. O ex-presidente Paulo Curi Neto foi eleito vice-presidente e Edilson Silva, que também passou pela presidência, na Corregedoria Geral +++ Como se esperava o Fortaleza fez o dever de casa e eliminou o Corinthians da Sul Americana vencendo a partida de volta (2x0) na capital cearense. No jogo de ida, em São Paulo, houve empate (1x1) resultado que derrubou o treinador Vanderlei Luxemburgo, agora ex +++ O Fortaleza está jogando um futebol moderno e envolvente. Mais de 60 mil pessoas estiveram na Arena Castelão +++ Hoje (4) Internacional e Fluminense jogam pela semifinal da Libertadores às 20h30 (RO). No jogo de ida no Maracanã, foi 2x2, mesmo com o Flu jogando com dez jogadores desde os 44 minutos do primeiro tempo.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
