RCD Cidades trata dos impactos do Metaverso no poder público

8 de junho de 2022 82

A Rede Cidade Digital entra na era do metaverso e como a chegada da ferramenta poderá impactar na atuação do poder público. Para falar sobre o tema, o RCD Cidades, o programa de entrevistas conduzido pelo diretor José Marinho, traz como convidada, nesta quinta-feira (09), a estátistica do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Débora Morales.

Segundo a especialista do ICI, a nova era digital trata-se de uma extensão do mundo real que promete revolucionar a forma com que as pessoas se relacionam, estudam, consomem e se encontram nos dias atuais.

Conforme ela explica, será uma realidade aumentada que poderá beneficiar, por exemplo, o turismo de uma cidade e tornar aulas como de história, química e biologia muito mais atrativas, abrindo diversas possibilidades de imersão dentro da realidade virtual, por exemplo. ‘Todo tipo de entretenimento que existe no mundo real vai estar inserido nessa plataforma nova. Se o poder público estiver dentro do metaverso, o cidadão vai poder interagir”, analisa.

Ela destaca ainda que o nível de maturidade do metaverso no Brasil vai depender muito do desenvolvimento tecnológico, principalmente, da implantação do 5G, cuja previsão de início é no próximo mês, conforme leilão realizado pela Anatel. “É uma realidade nova e o poder público vai ter que acompanhar”. 

O primeiro passo a ser dado para que instituições e empresas façam parte desta nova realidade, frisa a convidada, é o da transformação digital, com a digitalização dos processos e utilização de ambientes virtuais para o relacionamento com funcionários e clientes. "Futuramente pretendemos formalizar uma parceria para que o Instituto entre de fato no ambiente do Metaverso, que traz um amplo leque de possibilidades tanto para o futuro do trabalho como para a prestação de serviços". 

O RCD Cidades vai ao ar, ao vivo, às 10 horas, pela TVRCD, o canal oficial da Rede Cidade Digital no Youtube. “Vamos tirar dúvidas ao vivo dos gestores municipais e abordar os detalhes de como essa nova ferramenta poderá contribuir para atender melhor o cidadão”, destacou o diretor da RCD, José Marinho.

As inscrições para o RCD Cidades são gratuitas e devem ser feitas pela plataforma: https://www.sympla.com.br/rcd

Fonte: Rede Cidade Digital