Reativado Restaurante Popular em Porto Velho, eleições a prefeito equilibradas em Ji-Paraná, a situação é a mesma na sucessão municipal na capital
Restaurante – O governador Marcos Rocha (UB) e a primeira dama do Estado e secretária de Ação Social, Luana Rocha entregaram na segunda-feira (18) o Restaurante Popular na Zona Leste de Porto Velho. Foram investidos mais de R$ 1,5 milhão na reforma do prédio, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, através do Prato Fácil, que serve refeições de qualidade a pessoas em situação de vulnerabilidade das segundas-feiras às sextas-feiras das 11h às 15h. Para poder ter acesso ao Prato Fácil o beneficiado deve estar no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possuir renda familiar per capita até meio salário mínimo, ser integrante do Benefício de Prestação Continuada-BPC e ser aposentado com benefício não superior a um salário mínimo.
Prato Fácil – O Restaurante Popular complementa o ótimo programa do Governo do Estado “Prato Fácil”, que já distribuiu mais de 1 milhão de refeições a famílias necessitadas na capital e no interior do Estado. O “Prato Fácil” funciona, através de convênios com restaurantes, onde os cidadãos, que estejam inscritos no CadÚnico podem obter sua refeição das 11h às 14h das segundas-feiras às sextas-feiras, a exemplo de o Restaurante Popular da capital, ao preço de R$ 2. O complemento do valor da refeição é de responsabilidade do Governo do Estado, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza-Fecoep e funciona em Porto Velho e várias cidades do interior.
Eleições – Os dois maiores colégios eleitorais de Rondônia têm vários nomes em condições de se eleger – ou reeleger – prefeitos nas eleições municipais (prefeito e vereador) de outubro do próximo ano. Em Porto Velho quase uma dezena de nomes estão em condições de vencer as eleições a prefeito. Alguns com mais, ou menos chances, mas em condições de chegar ao segundo turno, pois na capital dificilmente teremos a eleição do futuro prefeito no primeiro turno. Dentre os favoritos estão a ex-deputada federal Mariana Carvalho (Podemos), o deputado federal e ex-secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo (UB), deputada federal Cristiane Lopes (UB), presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz (Sem Partido), ex-deputado estadual e ex-secretário da Saúde (Estado e município), presidente do MDB da capital Williames Pimentel.
Eleições II - Também estão na disputa o presidente regional do Podemos, ex-deputado (estadual e federal), e ex-vereador de Porto Velho, hoje na direção-geral do Detran-RO, Léo Moraes, e o advogado e professor universitário Vinícius Miguel (PSB). O PT, apesar de estar em fase de reestruturação no Estado, ainda, não se manifestou sobre um nome para concorrer à Prefeitura de Porto Velho. Mas a ex-senadora Fátima Cleide é sempre citada, pois tem uma vida pública exemplar plenamente identificada com o seu partido. Existem outros nomes, inclusive de vereadores, que são citados em enquetes e até pesquisas realizadas por institutos especializados, mas nenhum com chances reais de chegar ao posto máximo político-eleitoral da capital.
Eleições III – Em Ji-Paraná a situação não é muito diferente, mas hoje, temos no mínimo três nomes em condições de chegar ao comando do Palácio Urupá a partir de janeiro de 2025. O prefeito Isaú Fonseca (UB), foi afastado do cargo, após denúncias de irregularidades em sua administração. Após cerca de 5 meses afastado, Isaú conseguiu retornar e certamente será o adversário a ser batido em outubro do próximo ano, ainda mais na condição de vítima. Mas tem ao menos dois nomes fortes na disputa. Um deles o deputado estadual, Líder do Governo na Ale-RO, Laerte Gomes (PSD), o mais bem votado em 2022 (25.603 votos), e Jesualdo Pires (PSB), ex-prefeito (dois mandatos seguidos), ex-deputado estadual e mais de 195 mil votos ao Senado em 2018. A previsão é de muito equilíbrio, caso os três estejam na disputa em outubro de 2024.
Respigo
Passo importante deu o Fluminense na tarde de segunda-feira (18) ao vencer (2x0) o Al-Ahly, pelo Mundial de Clubes. Na sexta-feira (22) o vencedor do jogo de hoje (19) entre Manchester e Urawa Reds disputará o título com o Flu +++ O título de vice-campeão do Mundo já está assegurado ao Tricolor das Laranjeiras. Na vitória de ontem o Fluminense esteve bem postado durante a maior parte do jogo, venceu com méritos e poderá ser Campeão do Mundo, pois tem futebol para vencer o temido Manchester do treinador Josep Guardiola +++ No período de 22 de dezembro a 8 de janeiro a Assembleia Legislativa (Ale) permanecerá fechada, inclusive ao público. Somente no caso de convocação pelo Governo do Estado de sessão extraordinária +++ Inclusive, se comenta nos bastidores da Ale-RO, que ocorrerá sessão extraordinária no dia 27. Na pauta um projeto do governo, que não foi incluso na sessão de quarta-feira (13), que “limpou a pauta”, e a readequação dos reajustes salarial das forças policiais, que não priorizaram soldados, cabos e sargentos e está gerando enormes protestos no segmento.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
