Redes sociais viram aliadas na busca por novo emprego
O estudante Darlan dos Santos Matos, de 28 anos, teve o WhatsApp como aliado importante para “ficar à vontade” durante o processo seletivo em que conquistou uma vaga para atuar como estagiário de engenharia. Ele conta que essa foi a primeira experiência dele no aplicativo com viés profissional e aposta que a alternativa “vem para agregar”.
“É bastante cômodo porque muitas vezes a gente não pode atender o telefone, dá para usar o WhatsApp Web no computador. É mais fácil, instantâneo e você resolve tudo com um clique ou toque”, analisa o estudante.
Matos conta que as primeiras etapas da seleção, de análise do currículo, prova de idioma e agendamento de entrevista, foram feitas com o auxílio da rede social. Depois, participou presencialmente de uma dinâmica de grupo e da entrevista final.
“As redes sociais se tornaram ferramentas que ampliam as oportunidades, uma vez que a maioria desses canais são gratuitos e qualquer pessoa com acesso à internet consegue participar. É como um encurtador de distâncias e um modelo mais econômico para ambos os lados”, explica Larrisa.
Para a coordenadora de serviço e qualidade da consultoria de recursos humanos Adecco, Kerullen Sá, as redes sociais são utilizadas na divulgação de vagas para atrair os melhores candidatos para o posto de trabalho disponível. "A rapidez na comunicação foi um dos pontos-chave para que as empresas passassem a olhar para o WhatsApp não apenas como uma ferramenta de troca de mensagens, mas como algo estratégica", analisa ela.
A coordenadora de marketing de recrutamento da Connekt, Larrisa Ruza, explica que experiências como a de Matos têm facilitado as conexões com potenciais colaboradores. Ela cita como aliados dos profissionais os grupos de Facebook e WhatsApp, o Linkedin e até mesmo o Instagram.
Kerullen destaca que todos os recrutadores que trabalham na consultoria já utilizam as “novas mídias” no processo de seleção. “O WhatsApp já é usado como prioridade para deixar mais informal o processo seletivo e fazer com que o candidato fique mais leve”, observa ela, que nega o uso das ferramentas como forma de triagem. “É mais para o relacionamento com os candidatos”, garante a coordenadora.
“As redes sociais se tornaram ferramentas que ampliam as oportunidades, uma vez que a maioria desses canais são gratuitos e qualquer pessoa com acesso à internet consegue participar. É como um encurtador de distâncias e um modelo mais econômico para ambos os lados”, explica Larrisa.
Leia mais: Uso das redes sociais tem impacto na hora de ser contratado
Para a coordenadora de serviço e qualidade da consultoria de recursos humanos Adecco, Kerullen Sá, as redes sociais são utilizadas na divulgação de vagas para atrair os melhores candidatos para o posto de trabalho disponível. "A rapidez na comunicação foi um dos pontos-chave para que as empresas passassem a olhar para o WhatsApp não apenas como uma ferramenta de troca de mensagens, mas como algo estratégica", analisa ela.