Restrições aos pré-candidatos, 7 de Setembro há tempo merece um Calçadão, por que não leiloar ou doar balsas e equipamentos apreendidos no garimpo?
Leilão – O exemplo de o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) de Rondônia, da Polícia Militar (PM), que realiza leilão público de madeiras apreendidas durante operação de fiscalizações, hoje (1º) em Candeias do Jamari deveria ser seguido na área federal. Estão disponíveis lotes de ipê, jatobá e angelim em vários formatos (toras, pranchas, vigas, ripas e tábuas). A participação é aberta a qualquer pessoa física. Os interessados em inspecionar a madeira devem agendar pelos telefones números (69) 99269-1887 ou (69) 99228-2601 (WhatsApp), até o dia 28 de junho de 2024, na sede do BPA, localizada na BR 364, km 22,5, B, sede do Batalhão Ambiental da PM em Candeias do Jamari. Por que a Polícia Federal (PF) não faz o mesmo com as dragas, máquinas e equipamentos apreendidos com garimpeiros? No mínimo doar máquinas e equipamentos para prefeituras, por exemplo? Por que botar fogo em tudo e também cometer um crime que é de poluir o Rio Madeira, onde ocorrem queimadas com frequências?
Comércio – Preocupante a situação do comércio na Avenida 7 de Setembro, principal área comercial de Porto Velho, que enfrenta aguda crise. Dados indicam que cerca de 50 lojas fecharam as portas este ano. Lojista reclamam da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial, que estariam ignorando a situação, pois segundo eles as entidades não estariam dando a devida atenção à situação. A preocupação é que a 7 de Setembro estaria perdendo sua condição de centro comercial de relevância da capital. Um dos caminhos seria a regularização do estacionamento na avenida, na área central da capital, como já ocorreu na administração do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT), no seu primeiro mandato. Sem ter onde estacionar do lado esquerdo e com vários pontos de táxi e, no lado direito o corredor de ônibus urbano o comércio fica inviabilizado. A não ser quem tem pátio próprio, que são poucos.
Comércio II – Além de estacionamento regulamentado, que provavelmente dentre as capitais do País somente Porto Velho não tem, mas já teve, seria importante para revitalizar o comércio na 7 de Setembro, com a criação de um Calçadão, que existe em áreas centrais de a maioria das grandes cidades, desde a praça do Relógio, onde hoje funciona a prefeitura, até o Mercado do 1. Certamente o problema seria resolvido. Inclusive, já tivemos eventos em finais de semana, quando foi fechado um trecho (praça do Baú até a Avenida Marechal Deodoro, da 7 de Setembro, que funcionou muito bem. Como estamos em ano eleitoral, os candidatos a prefeito poderiam incluir a implantação do Calçadão na 7 de Setembro, no seus Planos de Governo, que certamente resolveria a situação dos comerciantes da área, que estão enfrentando uma situação crítica.
Expobur – No período de 3 a 7 deste mês de julho, será realizada a 7ª Expobur (Exposição Agropecuária de Buritis). A Assembleia Legislativa (Ale) realizará Sessão Extraordinária Itinerante no dia 4, às 15h, no recinto do parque. Além da sessão tendo como pauta assuntos de interesse regional, o legislativo estadual estará oferecendo cursos, através da Escola do Legislativo (EL), que é mantida pelos deputados, disponibilizados aos servidores públicos, mas também abertos à comunidade. A EL disponibilizará os cursos de "Planejamento e Roteirização para Produção de Vídeo em Celular", a partir das 8h e, às 15h o de Preparação do Mercado de Trabalho. A sessão ocorrerá na quinta-feira (4) às 15h. Na sexta-feira (5) serão ministrados os cursos de Português para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), às 8h e às 13h ministrado pela instrutora Heloisa Helena. No mesmo dia, às 13 horas, palestra sobre primeiros socorros com ênfase a Lei Lucas (13722/18), que estabelece a obrigatoriedade do treinamento nos estabelecimentos de ensino básico e de recreação infantil.
Eleições – A partir de hoje (1º) os pré-candidatos a cargos eletivos nas eleições de outubro próximo não podem mais pedir votos para não caracterizar propaganda eleitoral antecipada, que poderá torná-los inelegíveis. A busca dos votos aos cargos de prefeito, vice e vereadores terá início no dia 16 de agosto, após as convenções partidárias (20 de julho a 5 de agosto), e o registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até no dia 15 do mesmo mês. Os pré-candidatos que apresentem ou comentem programas de rádio e TV estão com aparição vedada nos veículos de imprensa. Os pré-candidatos podem ser entrevistados, participar de debates em programas de rádio, TV e internet, sem problemas, desde que não envolvam pedido explícito de voto. A propaganda eleitoral no rádio e na TV começa no dia 30 de agosto e segue até o dia 3 de outubro.
Respigo
Os marginais continuam a cada dia mais criativos na prática do ilícito. A “moda” em Porto Velho é o furto de placas (dianteiras e traseiras) dos veículos que são utilizadas em outros para a realização de assaltos, roubos, etc. +++ Pimenta Bueno sedia no período de 4 a 6 de julho a 7ª Feira Industrial e Comercial de Pimenta Bueno-Ficop, na Praça dos Pioneiros em Pimenta Bueno. O deputado estadual Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno) liberou emenda no valor de RS 300 mil para a realização de a importante mostra +++ A prefeitura não está presente na organização da exposição, porque o prefeito, Delegado Araújo (Podemos) na última hora resolveu retirar o apoio na organização do evento. Além do apoio do deputado Jean Mendonça, os parceiros tradicionais como Sicoob Credip, Sebrae/RO, Grupo Cairu, Ambev-Cone Sul, Governo do Estado estão participando da organização.