Resultado de pesquisa a governador contraria primeiro turno, Laerte e Airton favoritos para a prefeitura de Jipa, Sílvia Cristina e cabo Jhony Paixão também
Ibope – As eleições a presidente da República já estariam definidas com Jair Bolsonaro (PSL) se elegendo superando o candidato petista, Fernando Haddad. Em Rondônia o quadro não é muito diferente com a provável vitória do coronel Marcos Rocha (PSL), que disputa a sucessão do governador Daniel Pereira (PSB) com o ex-senador Expedito Júnior. Na última semana uma pesquisa do Ibope/TV Rondônia (rede Globo) colocou Marcos Rocha bem a frente de Expedito, que venceu o primeiro turno com quase 60 mil votos a frente em pesquisa, para o segundo turno.
Ibope II – O mesmo Ibope colocou Marcos Rocha com 8 pontos (menos de dois dígitos) em pesquisa publicada dois dias antes das eleições do primeiro turno realizadas no último dia 7. Na apuração das urnas a liderança de Expedito Júnior, mas com votação bem inferior as intenções de voto da última pesquisa do primeiro turno. Por isso a enorme distância na pesquisa da última semana colocando Marcos Rocha bem a frente de Expedito Júnior é analisada com desconfiança. Certeza somente domingo (28) à noite com a abertura das urnas.
Prefeito – O município de Ji-Paraná, segundo maior em importância política, econômica e eleitoral do Estado promete eleições disputadas na sucessão municipal em 2020, após as eleições deste ano, que consolidou a liderança do deputado estadual Laerte Gomes (PSDB), que se reelegeu com 5.485 somente em Ji-Paraná. Airton Gurgacz (PDT), não se reelegeu a deputado estadual, mas somou 5.386 em Jipa. A surpresa foi o cabo Jhony Paixão (PRB), que totalizou 12.981, sendo 11.554 somente em Ji-Paraná eleito pela primeira vez. Ele foi o sétimo mais bem votado no Estado.
Prefeito II – Não há dúvida que Laerte Gomes está entre os nomes com melhores condições de disputar a sucessão do prefeito Marcito Pinto (PDT), que assumiu com a renúncia do prefeito Jesualdo Pires ({SB), que estava no segundo mandato, para disputar o Senado. Laerte é experiente e já foi prefeito de Alvorada do Oeste. Airton Gurgacz, mesmo não se reelegendo está entre os favoritos à sucessão municipal. A indefinição da candidatura majoritária do seu partido nas eleições do último dia 7, do senador Acir Gurgacz, presidente do PDT no Estado, que não conseguiu o registro de sua candidatura a governador prejudicou os proporcionais. Airton foi um deles, mas tem cacife eleitoral suficiente para disputar a prefeitura em 2020.
Prefeito III – Além Laerte e Airton, há o cabo Jhony Paixão que praticamente dobrou as votações dos dois adversários diretos (Laerte e Airton) em Ji-Paraná. É uma nova liderança que surge com força e com plenas condições de disputar a prefeitura. A jovem vereadora e maior expressão política do município nas eleições do último dia 7, Sílvia Cristina, eleita deputada federal com 33.038 votos está na lista de nomes em condições de disputar a prefeitura em 2020. O eleitor de Ji-Paraná terá um leque enorme de nomes em condições de governar o município, a partir das eleições municipais de 2020.
Respigo
O vice-prefeito de Cacoal, Cirone da Tozzo (Podemos-Cacoal) estará compondo a Assembleia Legislativa (Ale) a partir de fevereiro do próximo ano. Cirone foi eleito com 9.962 votos e está em Porto Velho percorrendo órgãos de comunicação e visitando a Ale sua futura casa legislativa +++ Tozzo manteve contato com vários servidores da Casa do Povo, inclusive com o presidente Maurão de Carvalho (MDB-Andreazza), o secretário geral Arildo Lopes, a secretária adjunta Maria Marilu do Rosário de B. Silveira e o 1º secretário da Mesa Diretora, deputado Eurípedes Lebrão (MDB-São Francisco). Montar uma equipe enxuta e eficiente, segundo Cirone está no seu projeto, porque ele entende que o sucesso do político depende em grande parte de um grupo de pessoas competente e dedicado +++ A partir da próxima semana a Assembleia Legislativa, que funciona desde o início do período eleitoral em caráter especial retomará os trabalhos normais. As reunião serão realizadas ordinariamente às terças-feiras a partir das 15h e às quartas-feiras as 9h +++ O horário de funcionamento também retomará a normalidade com as segundas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras em horário integral das 7h30 às 13h30. Nas terças-feiras e quartas-feiras, dias de sessões ordinárias das 8h às 12h e das 14 às 18h.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
