Rio Madeira chega a 1,55 metro e fica a 11 centímetros do menor nível já registrado
O nível do rio Madeira atingiu 1,55 metro na madrugada desta segunda-feira (11). Essa medição ficou 11 centímetros distante da marca histórica, registrada no ano passado, que fpi de 1.44 metro. A informação é da Agência Nacional de Águas (ANA).
A régua da instituição, instalada embaixo da ponte do rio Madeira, que liga Porto Velho à Manaus, faz a medição a cada 15 minutos. Às 3 horas desta madrugada, o rio chegou a 1,55 metro.
No dia 19 de setembro do ano passado, o rio atingiu a menor cota da série histórica. Foi 1,44 metros, segundo a ANA. O dado desta madrugada ficou distante apenas 11 centímetros da mesma medição de 2022.
O último nível divulgado, às 4h15 desta segunda, o rio já apresentou um aumento, chegando a 1,62 metros, mas segundo a Defesa Civil é natural que a bacia oscile neste período.
Ainda segundo o órgão, a previsão para os próximos dias é que o rio fique ainda mais seco, podendo atingir o nível histórico do ano passado.
Cenário
Com o baixo nível, o período de estiagem ganha força e o que ficava encoberto pela água, agora aparece como protagonista.
Em diversos pontos do rio Madeira já é possível observar bancos de areia, uma espécie de praias, só que temporárias. Além disso, diversas pedras empilhadas também ganharam destaque nessa época do ano.
Devido a isso, no mês passado a Marinha do Brasil publicou uma portaria que proíbe a navegação noturna. O objetivo é evitar acidentes com embarcações.
A Defesa Civil informou também que está monitorando a atual situação do Madeira.