Rondônia penalizada
A dragagem da Hidrovia do Madeira está em passo de tartaruga pelo Dnit e pelo Ministério dos Transportes; quase a metade dos recursos da emenda parlamentar do bloco de deputados federais e senadores para drenagem e pavimentação das ruas da capital – eram de R$ 132 milhões – foi contingenciada quase pela metade (ficou em R$ 86 milhões) pelas esferas econômicas do Governo Federal; a ponte do rio Madeira, na travessia do Abunã está quase que paralisada e da duplicação da BR 364, a espinha dorsal do estado, nem se fala mais, porque será privatizada.
O Governo Federal tem penalizado Rondônia. Veja o caso das fronteiras de Rondônia com a Bolívia que estão desguarnecidas, se tornando uma porteira aberta para o tráfico de armas e de entorpecentes destinados aos morros de São Paulo e Rio de Janeiro. Faltam recursos para a Polícia Federal trabalhar nos bloqueios das estradas e patrulhas dos rios no Vale do Guaporé.
Sem respaldo federal, Rondônia se transformou num importante corredor de drogas para o sul do País e para o exterior, só perdendo para o Estado do Mato Grosso do Sul. É uma situação constrangedora.
Nas paradas
O presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho ratificou sua candidatura ao governo do Estado pelo MDB no encontro regional de Buritis no final de semana. Os caciques do partido e raposas felpudas regionais estavam presentes ao encontro bem como representantes de legendas alinhadas. Maurão disse que está confiante em Deus e que será o próximo governador de Rondônia.
Sem Confúcio
O encontro realizado em Buritis, Vale do Jamari, quintal eleitoral do governador Confúcio Moura já marcou o distanciamento do mandatário com a candidatura de Maurão. Embora realizado em sua região, o governador não compareceu ao encontro regional. Na verdade fica difícil de explicar a presença dos dois no mesmo palanque depois da recente divulgação da fita gravada onde ele e o deputado Boabaid tratavam da deposição de Confúcio do CPA.
Chapa reforçada
O PSB está reforçando sua nominata para a disputa das 24 cadeiras à Assembleia Legislativa. Além do empresário e ex-deputado federal Chagas Neto, consta na lista a ser submetida as convenções de julho o nome do ex-secretário da Agricultura de Porto Velho Leonel Bertolin, diga-se de passagem, com um grande trabalho naquela pasta. O historiador e comunicador Anysio Gorayeb também está se coçando para ingressar no PSB.
Sinuca de bico
O PSDB de Rondônia entrou em sinuca de bico. O escorpião Expedito Junior tem o comando do tucanato local e quer aliança com Ivo Cassol (que controla o PP e o PR) ao governo. Por sua vez estes partidos não aceitam a presença da deputada Mariana Carvalho na coligação para nominata de candidatos à Câmara dos Deputados. Como a coisa vai ser resolvida ninguém sabe e pular cirandinha juntos está bem difícil.
Mariana, a intrusa
Nos bastidores os dirigentes do PP, Jaqueline Cassol; do PR deputado Luis Claudio e deputado Expedito Neto (PSD) que também pleiteiam cadeira à Câmara dos Deputados não aceitam Mariana pelo fato da forte densidade eleitoral da deputada, favorita para ser uma das mais votadas no Estado. A presença de Mariana, tratada como intrusa, incomoda os concorrentes cassolistas e expeditistas.
Via Direta
*** O PDT de Rondônia está realizando cursos de mídias digitais para seus colaboradores visando multiplicar suas ações para as eleições de outubro *** Trocando de saco para mala: Infelizmente, enorme percentual das ocorrências policiais de finais de semana tem sido de violência contra a mulher *** Não tem Lei Maria da Penha que amenize o sofrimento feminino, com a selvageria provocada pelo álcool e entorpecentes de seus companheiros *** Aonde vamos parar?
MAIS LIDAS
Equipe de Léo Moraes tem até réu confesso de fraude financeira
A explosão de filiados do PT em cargos de confiança
Comissão Eleitoral da OAB-DF recebeu 80 impugnações contra chapas
POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)
Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br