Rondônia registrou 1.540 afastamentos por saúde mental em 2024

12 de março de 2025 30

Esta semana, dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social acerca da saúde mental dos brasileiros revelaram o que já era constatado: o brasileiro vem sofrendo com problemas de saúde mental. Esses problemas estão distribuídos em diversos diagnósticos, por exemplo, o estresse pós-pandemia, decorrente de tempos de isolamento social, crise financeira associada ao aumento do preço dos alimentos no país, o salário mínimo que não condiz com a realidade, informalidade, separações etc. O número de casos, segundo o órgão, ainda é bem maior.

Dados do Ministério da Previdência Social revelam que, no Brasil, os casos de afastamento em virtude de problemas de saúde mental chegaram a quase meio milhão, um número recorde desde 2014, quando houve 221.721 registros. Foi após a pandemia que os números alavancaram, fazendo com que o Brasil soasse o sinal de alerta.

Na Região Norte, Rondônia, com 1.540 casos de afastamento por saúde mental, indica que, por lá, o problema precisa ser visto com bastante cuidado. A ansiedade (417 casos) e a depressão (342 casos) somaram-se a essa triste estatística.

O estado foi classificado em terceiro lugar, ficando atrás do Amazonas, que registrou 2.603 casos, e do Pará, que segue liderando com 5.441 afastamentos diagnosticados pela Previdência Social.

Fonte: Por Emerson Barbosa | News Rondônia