Rondônia terá candidatos demais e partidos de menos nas eleições 2026

18 de março de 2025 36

Léo Moraes 'passa o trator' (literalmente) no canteiro do Porto Velho Shopping; União Brasil em semana decisiva; melhor Lebrão coerente que mais um aloprado no Congresso

Candidatos demais, partidos de menos

Nas eleições que se avizinham em 2026, teremos um cenário caótico (ao menos até o. momento) no que diz respeito a quantidade de candidatos para os cargos de deputado federal e senador. Atualmente temos alguns cenários que precisam ser resolvidos. O caso do ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves que deve deixar o PSDB (que está na iminência de fundir com Podemos e SD), sonha em disputar senado ou governo. Mas a conta não fecha, e explico. Com a fusão, Chaves não terá a menor chance na nova agremiação, já que o Podemos é comandado por Léo Moraes no Estado (e não é novidade que ambos não se bicam). A saída para Hildon seria o Republicanos (Aparício Carvalho) ou PP, onde está Silvia Cristina, candidatíssima a vaga.

Seguindo

No PL temos Marcos Rogério (virtual e favorito para governo em 2026), que pode considerar fazer uma dobradinha com Chaves, mas ele anda próximo de Silvia. Na equação se faz necessário acrescentar o União Brasil, que tem Fernando Máximo e Mariana Carvalho, além de Marcos Rocha. E claro, o MDB de Confúcio Moura e (ainda) Lúcio Mosquini. No meio disso tudo, ainda teremos o casal Valdir e Marinha Raupp, Joliane Fúria, alguém do Podemos, de Léo Moraes, Marcelo Cruz, que pretende eleger seu pai à Câmara de Deputados, e diversas outras candidaturas que estão em gestação. Como eu disse acima, candidatos demais e partidos de menos.

Léo Moraes passando o trator

Patrolou

Léo Moraes anunciou a retirada, nesta sexta-feira, do canteiro central da rua que dá acesso ao Porto Velho Shopping, para aumentar a pista e estacionamentos públicos. Evidente que a direção do empreendimento não gostou nada da medida, mas como Léo vem repetindo, ‘ele tem que se preocupar é com a população'. A decisão foi mais que acertada, já que o PVH Shopping é um dos poucos do país que não tinha estacionamento público em seu entorno.

Lebrão, mandato curto, mas coerente

Eufórico

Prestes a assumir o mandato de deputado federal, Rafael Bento (É o Fera) está só alegria aguardando a convocação na vaga de Lebrão, que apesar do curto mandato, apresentou um projeto de lei interessante, que visa reduzir o sufoco dos produtores de leite através de uma compensação fiscal. Detalhes sobre o projeto, você confere clicando AQUI. Lebrão também apresentou um projeto propondo que graduados na área da saúde que obtiveram seus diplomas em instituições públicas ou através de cursos custeados com recursos públicos devam cumprir um ano de exercício social da profissão logo após a conclusão do curso. A medida se aplica a profissionais de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Fonoaudiologia, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia, que deverão trabalhar 40 horas semanais em municípios próximos ao seu endereço ou em comunidades carentes, com direitos trabalhistas assegurados.

Tomara

Que o novo deputado seja produtivo e não se misture com a ‘ala radical’ da direita, que fala demais e não faz nada pelo país, exceto ficar tramando golpes ou ‘pedidos de intervenção estrangeira'. De gente aloprada, o Congresso já está cheio. Lebrão, apesar de ser de direita, sempre manteve o equilíbrio durante seu mandato. Já ‘o Fera’ foi cassado pela Câmara de Vereadores por falar besteiras demais.

Este que vos escreve (esq) com o advogado Diego Vasconcelos

Reconhecimento

O advogado rondoniense Diego Vasconcelos, sócio-fundador do Nova Advocacia, foi reconhecido como um dos Advogados Mais Admirados do país pela Análise Editorial no anuário "Análise Advocacia 500", destacando-se por sua trajetória acadêmica como Doutor em Direito pela UFRJ e Professor Adjunto na UNIR, além de sua significativa contribuição para o meio jurídico e cultural, sendo presidente da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes desde 2024, autor de diversas obras acadêmicas e fundador do Instituto Rondoniense de Direito Constitucional, tendo seu escritório também sido reconhecido entre os Mais Admirados do país.

 

Maurício "definição só após a reunião”

Terça-feira

Da próxima semana, acontece em Brasília uma reunião com a executiva do União Brasil, que deve definir os rumos da legenda. Nesta sexta-feira, o Republicanos anunciou que ‘descarta fusão com PP e União Brasil’ e pretende manter sua independência. Somente após a reunião de terça, que o deputado federal Maurício Carvalho vai definir os rumos políticos que seu grupo deve seguir. O clã Carvalho controla também o Republicanos em Rondônia.

Intervalo

PAINEL POLÍTICO é um dos poucos, senão o único blog de Rondônia que não recebe recursos públicos. E você pode nos ajudar de forma simples, assinando nosso blog (mesmo que seja como assinante gratuito - basta colocar seu email); assinando um dos nossos planos pagos (que dá acesso irrestrito a todo o arquivo); compartilhando nossas notícias, artigos e colunas, ou comentando os posts. Nosso ecossistema no Substack trabalha com relevância, e quanto mais você interage, mais ganhamos visibilidade. E atualmente somos o único blog de notícias do Brasil atuando na rede Substack.

Após críticas

Nesta sexta-feira o DER encaminhou relatório sobre as obras que estão sendo feitas nas rodovias estaduais do Estado, após termos feito algumas críticas pontuais sobre a atuação do órgão, baseada em queixas de alguns produtores. Uma das estrelas entre as obras de infraestrutura está a rodovia TransRondônia (RO-370), onde estão sendo investidos mais de R$ 320 milhões. A lista completa você confere clicando AQUI.

Agregando

Fazendo a política da boa vizinhança, o ex-senador Expedito Júnior convidou o casal Valdir e Marinha Raupp para engrossarem as fileiras do PSD em Rondônia. Raupp afirmou que ‘vai pensar', mas dificilmente ele deixará o MDB, partido em que milita há décadas. Raupp, que foi candidato a governo pela primeira vez pelo extinto PRN, e depois migrou para o MDB, de onde nunca mais saiu. Mesmo com crises, discordâncias e até rasteiras, ele segue firme na legenda.

Falando em passado…

No próximo domingo, 16, completam 35 anos que o famigerado Plano Collor foi lançado, tomando de assalto a poupança de milhares de brasileiros, levando muitos à ruína, suicídios e caos. Nesta sexta-feira, produzi uma extensa reportagem relembrando o pesadelo que foi aquele período. Curioso observar que, durante a campanha eleitoral, Collor acusou Lula, com quem disputou aquela eleição, de ‘querer confiscar a poupança', caso vencesse. Lula disse anos depois que jamais pensou em tal estupidez. Mas Collor não apenas pensou, como fez. Para conferir a reportagem clique AQUI.

A imagem fala por si…

Transtorno da personalidade borderline: quando medicamentos não tem utilidade

O transtorno de personalidade borderline, que afeta 3% da população, pode ser identificado desde a primeira infância através de sinais de déficit de atenção/hiperatividade, manifestando-se mais intensamente na adolescência através de comportamentos autodestrutivos, impulsivos e instabilidade emocional. O diagnóstico precoce, realizado principalmente durante a adolescência através de entrevistas e escalas de autoavaliação, é crucial para melhorar o prognóstico, aproveitando a flexibilidade dos traços de personalidade e a neuroplasticidade característicos dessa fase. O tratamento do transtorno borderline é fundamentalmente baseado em psicoterapia, com destaque para a terapia comportamental dialética, que combina técnicas cognitivo-comportamentais com princípios de tolerância ao sofrimento e aceitação. Diferentemente do que muitos profissionais praticam, os medicamentos psicotrópicos têm utilidade limitada no tratamento, sendo que apenas em casos específicos podem ser prescritos antipsicóticos em baixas doses por períodos curtos, ou medicamentos para tratar o déficit de atenção/hiperatividade quando este está associado ao quadro.

Fonte: ALAN ALEX
PAINEL POLITICO (ALAN ALEX)

Alan Alex Benvindo de Carvalho, é jornalista brasileiro, atuou profissionalmente na Rádio Clube Cidade FM, Rede Rondovisão, Rede Record, TV Allamanda e SBT. Trabalhou como assessor de imprensa na SEDUC/RO foi reporte do Diário da Amazônia e Folha de Rondônia é atual editor do site www.painelpolitico.com. É escritor e roteirista de Programas de Rádio e Televisão. .