Roupa limpa + Poder feminino + Apoios relevantes + Grande dívida

15 de julho de 2021 222

Roupa limpa

Enquanto a roupa suja continua em tumultuado processo de lavagem na CPI da Covid, mesclando notícias requentadas com revelações bombásticas, a roupa limpa aparece na forma de consensos, inovações e recursos mais precisos para lidar com a realidade, que insiste em se sobrepor às ilusões destrutivas semeadas pelas teorias da conspiração.

Roupa nova, por exemplo, é o Atlas do Agronegócio Brasileiro: Uma Jornada Sustentável, lançado pela CropLife, grupo formado por entidades e especialistas em biotecnologia. Feito com rigor técnico e científico, o Atlas é um instrumento poderoso contra a desinformação que nas brigas de ruas e redes atrapalha seriamente o desenvolvimento nacional. Em clima de eterna campanha eleitoral, elas desunem o país e o enfraquecem na tarefa de enfrentar as crises sanitária, climática e econômica.

Ao contrário dos briguentos cujas fantasias conspiratórias fazem do agronegócio um demônio incendiário e devastador ou veem as entidades pró-sustentabilidade como perigosos agentes estrangeiros, o Atlas vem mostrar a importância da ciência e da tecnologia tanto na produção rural quanto na preservação ambiental. Acima das alucinações e infantilidades dos guerrilheiros digitais prevalece o óbvio: cuidar do meio ambiente e garantir a segurança alimentar são as duas pernas do mesmo organismo. Um corpo saudável requer ambas fortalecidas.

...........................................................................

Poder feminino

É grande a possibilidade do enfrentamento das primeiras damas Ieda Chaves (PSDB) da esfera municipal e de Luana Rocha (Avante) do patamar estadual, na disputa de cadeiras á Câmara dos Deputados. A loira e a morena são populistas e já correm trecho na busca de votos para as eleições do ano que vem e concedem entrevistas com desenvoltura para a imprensa. Ieda também é cotada para ser candidata a vice-governadora na chapa do senador Marcos Rogério (Democratas) ao governo. As bases aliadas do prefeito Hildon Chaves e do governador Marcos Rocha estão analisando as candidaturas.

Apoios relevantes

O governador Marcos Rocha (sem partido) coleciona apoios importantes para seu projeto de reeleição. Na região do Cone Sul rondoniense, com o apoio político da aliança PSL, PV, PSC, liderada pelo deputado Luizinho Goebel. Na região do Vale do Jamari, com o respaldo do presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano e da prefeitura de Ariquemes Carla Redano. Rocha já está se garantindo em regiões importantes. A oposição que vá atrás buscando reforçar suas paliçadas. Rocha também lidera na busca do apoio do presidenciável Jair Bolsonaro.

Os recordistas I

Dos recordistas de votos das primeiras eleições gerais do estado, em 1982, apenas José Bianco eleito recordista de votos a deputado estadual, presidente da ALE, prefeito de Ji-Paraná três vezes, senador e governador de Rondônia, beirando os 80 anos ainda está na ativa. O recordista de votos à Câmara dos Deputados, Mucio Athayde faleceu na década passada e o recordista ao Senado Odacir Soares também passou para o andar de cima. Tive a honra de conviver com eles. Vida longa a Bianco, sou bianquista até hoje, amo Ji-Paraná e já trabalhei também com outras lideranças da capital da BR, como Edson Fidelis, Ini Fidelis, Jesualdo Pires e atualmente com o senador Acir. Grato a todos.

Os recordistas II

Lembrando que José de Abreu Bianco também foi recordista de votos ao Senado em Rondônia no pleito de 1994, levando nas costas naquela época Ernandes Amorim para a segunda vaga em disputa, desbancando Amir Lando então considerado uma liderança de expressão nacional, por causa da cassação do presidente Collor de Melo. Por outro lado, tivemos recordista de votos ao Senado que não levou a cadeira, o caso ocorreu na eleição de 1986, quando Chiquilito Erse, com muito mais votos do que Olavo Pires e Ronaldo Aragão, foi prejudicado pelo sistema eleitoral então vigente no País.

Grande dívida

O governo federal atendeu poucos compromissos referentes ao desastre natural de 2014 no Rio Madeira, naquela enchente histórica em Porto Velho. Ficaram pendentes projetos desde as barragens de contenção no Rio Madeira até a reconstrução dos Distritos de Calama e São Carlos quase que totalmente destruídos pela enchente e que sobreviveram aquela tragédia. Também foi prometida o alteamento das ruas e avenidas tomadas pelas águas em várias regiões da capital e nadica de nada foi cumprido pelas autoridades federais. Porto Velho ficou na mão. 

Via Direta

 

*** E vem aí ainda, o Distritão, sistema de eleição que beneficia a eleição dos atuais deputados federais e os mais abonados *** Arre, meu reino por uma Frente Fria em Porto Velho. Já estou em busca de pajés karitianas para a dança da chuva. A poeira está braba *** Nova onda de roubo de hidrômetros, aqueles aparelhos que medem o consumo de água da Caerd em Porto Velho. O cobre está caro e tem receptadores em abundancia na cidade *** A prática é corriqueira na Zona Leste e atinge até os conjuntos habitacionais *** Rondônia está caprichando mais na vacinação e o resultado é que estamos deixando a lanterna nacional no quesito *** Parabéns ao governador Marcos Rocha e aos prefeitos rondonienses tão vilipendiados no início do ano a respeito *** E o Distrito Industrial de Porto Velhos segue remodelado para receber novas empresas.

Fonte: CARLOS SPERANÇA
POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)

Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br