Ruas e avenidas de Cacoal recapeadas, município quer eleger dois deputados em 2018, Paulinho e Jaqueline buscam a Câmara Federal

30 de novembro de 2017 767

Buracos – A administração da prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues (PMDB) vem recebendo críticas de parte da população, a maior delas dos bairros devido as ruas e avenidas esburacadas. Ela herdou do ex-prefeito, o padre Franco Vialetto (PT) o “solo lunar” na cidade e está recebendo apoio do governo do Estado e dos deputados Maurão de Carvalho (PMDB-Andreazza), presidente da Assembleia Legislativa (Ale) e Hermínio Coelho (PDT-PVH) para recapear as ruas e avenidas. Inicou pelo centro, dentro de uma área delimitada e não deixa de ter razão, pois Cacoal é importante centro da compras da região.

Revolta – A opção pelo recapeamento (mais de 14 quilômetros) do quadrilátero central provocou a ira dos moradores dos bairros. Se a situação no centro é crítica imagina nos bairros. Cacoal está retomando a sua identidade de cidade bonita, bem cuidada, com saneamento básico avançado, o que é exceção em Rondônia e um povo ordeiro e trabalhador. A prefeita Glaucione, ainda, não conseguiu ajustar a sua administração em quase 11 meses de governo, mas caminha para isso. No caso do recapeamento precisa de compreensão o que não livra ela e sua equipe das críticas.

Eleições – O processo eleitoral do próximo ano, quando serão eleitos presidente da República, governadores, duas das três vagas ao Senado e deputados à Câmara Federal e Assembleias Legislativas, ainda está morno em Cacoal. Mas alguns nomes já despontam como pré-candidatos. O presidente do Parlamento Mirim, vereador Paulo Roberto Bezerra, o Paulinho do Cinema, o mais bem votado do Estado com 1340 votos é pré-candidato a deputado federal. Baterá de frente com a advogada Jaqueline Cassol, irmã do senador Ivo Cassol (PP-RO), que também pretende disputar a Câmara Federal.

Assembleia – Três nomes estão confirmados para deputado estadual no próximo ano em Cacoal. O vice-prefeito, Cirone Moreira, está se preparando para enfrentar as urnas em 2018. Ele já passou pela presidência da Associação Comercial e Industrial de Cacoal (ACIC) onde deixou uma ampla folha de serviços prestados e hoje, é fundamental na estrutura administrativa da prefeita Glaucione. Cirone está filiado ao PP, que tem como líder maior o senador Ivo Cassol.  

Assembleia II – Mais dois nomes estão na lista de pré-candidatos à Assembleia Legislativa em outubro do próximo ano na região de Cacoal. Um deles o jovem Adailton Fúria (PRB), que foi derrotado pela prefeita Glaucione em 2016, mas deu trabalho. Fúria tem amplo trânsito junto a juventude. O ex-deputado Valdivino Tucura, sem partido garante que estará na disputa de 2018 e que pretende voltar à Ale. Após a eleição de Glaucione à prefeitura em 2016, Cacoal ficou sem representatividade no legislativo estadual. A meta é eleger no mínimo dois deputados em 2018.

Respigo

Os deputados Ezequiel Júnior (Sem Partido) e Anderson do Sintetuperon (PV-PVH) estão percorrendo aldeias indígenas no interior do Estado. Ezequiel Júnior (sem partido) preside a Frente Parlamentar Permanente aos Povos Indígenas, e com o deputado Anderson do Singeperon (PV) realizaram audiência de instrução legislativa na noite de terça-feira (28), para ouvir reivindicações de lideranças da etnia paiter suruí na sede do Sintero, em Cacoal +++ As prefeituras não têm condições de manter as estradas indígenas em condições de uso o ano todo devido à falta de recursos financeiros. Ezequiel disse que irá buscar apoio do governo do Estado, via DER, para que o problema seja resolvido +++ A violência está a cada dia mais desenfreada sem que o Estado consiga amenizar a situação. O assalto agressivo a alunos da Unir, que utilizavam ônibus-circular na noite de terça-feira (28) no trajeto para a cidade representa com fidelidade a ousadia dos marginais.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

RD POLITICA ( WC E REDAçãO)