Rui Falcão deve disputar presidência do PT com Edinho Silva
"Rui ainda não lançou oficialmente sua candidatura. Seu propósito é construir a unidade de todas as tendências do partido em torno de seu nome", revela Cruvinel
Com a escolha de Gleisi Hoffmann para a Secretaria de Relações Institucionais antecipou o processo de eleições diretas no PT para a renovação do comando partidário. Ao contrário do que esperavam Lula e seus aliados do chamado Campo Majoritário, não haverá unidade em torno da candidatura do ex-ministro e ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, que terá pelo menos um concorrente, o deputado Rui Falcão (PT-SP).
Gleisi toma posse nesta segunda-feira, 10, para assumir a coordenação política do Governo, e seu mandato como presidente do partido será concluído pelo primeiro vice-presidente, senador Humberto Costa (PT-PE).
Rui Falcão ainda não lançou oficialmente sua candidatura porque, neste momento, ele tenta atrair o apoio de outras tendências do partido. Seu propósito é construir a unidade de todas elas em torno de seu nome para enfrentar o Campo Majoritário com uma plataforma de esquerda, valorizando o perfil ideológico do partido e seu compromisso com bandeiras que nem sempre têm o apoio do Governo.
Embora ele não tenha anunciado oficialmente sua candidatura, ela me foi confirmada por dois nomes da elite partidária e, de forma indireta, pelo ex-deputado José Genoíno, ao dizer-me: “Quem deve anunciar candidatura é o candidato. De minha parte, posso dizer apenas que apoiarei o Rui se ele de fato concorrer com uma plataforma que valorize o PT, sua história e suas lutas. O partido deve apoiar o governo mas não pode se confundir com ele ou permitir que sua identidade seja nele dissolvida”.
A única vez em que houve disputa interna no PT, estando o partido no governo, foi em 2005, na crise do chamado mensalão, quando Ricardo Berzoini derrotou Raul Pont.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Um plano nefasto
Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (1°/8) para seu signo

A POLITICA COMO ELA é (POR : TEREZA CRUVINEL)
Tereza Cruvinel atua no jornalismo político desde 1980, com passagem por diferentes veículos. Entre 1986 e 2007, assinou a coluna “Panorama Político”, no Jornal O Globo, e foi comentarista da Globonews. Implantou a Empresa Brasil de Comunicação - EBC - e seu principal canal público, a TV Brasil, presidindo-a no período de 2007 a 2011. Encerrou o mandato e retornou ao colunismo político no Correio Braziliense (2012-2014). Atualmente, é comentarista da RedeTV e agora colunista associada ao Brasil 247; E colaboradora do site www.quenoticias.com.br