Rússia suspenderá fornecimento de gás natural para Finlândia no sábado

20 de maio de 2022 64

A Rússia suspenderá o fornecimento de gás natural para a Finlândia a partir das 7h do sábado (21/5). A informação foi divulgada pela Gasum, estatal que coordena o fornecimento do insumo para o território finlandês.

Em comunicado, a CEO da empresa, Mika Wiljanen, avaliou como “lamentável” a interrupção do fornecimento de gás. No entanto, disse que a organização já havia se preparado para esta possibilidade.

“Estamos nos preparando cuidadosamente para essa situação e, desde que não haja interrupções na rede de transporte de gás, poderemos fornecer gás a todos os nossos clientes nos próximos meses”, afirmou Mika.

De acordo com o comunicado, a partir de sábado, durante toda a temporada de verão, a Gasum fornecerá gás natural aos seus clientes de outras fontes por meio do gasoduto de Balticconnector.

“Os postos de abastecimento de gás da Gasum na área da rede de gás continuarão a funcionar normalmente”, informou a empresa, em nota.

A interrupção ocorre após a Rússia exigir que países considerados “hostis” paguem pelo gás em rublos, moeda russa. A Finlândia se recusou a aderir à medida.

A tensão também é motivada pelo pedido de adesão da Finlândia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), grupo militar liderado pelos Estados Unidos. Nesta semana, a Finlândia e a Suécia formalizaram a solicitação de entrada no grupo. De acordo com a Rússia, a expansão do bloco militar demandará “reação” do Kremlin.

Fonte: METRÓPOLES/Rebeca Borges