Sai Claros entra Pessoa na vice de Euma Tourinho, fumaça toma conta dos céus de Porto Velho, campanha política inicia na sexta-feira

16 de agosto de 2024 55

 Poluição – Impressionante o volume de fumaça nos céus de Porto Velho nos últimos dias. Os voos da madrugada de hoje (15) foram cancelados, porque os aviões não conseguiram pousar no Aeroporto Jorge Teixeira, devido a densidade da fumaça causada por incêndios criminosos, que estão ocorrendo nas áreas urbana e rural da capital de Rondônia, nesse período de Inverno Amazônico (seca durante meses). A fumaça que polui o ar em Porto Velho, há dias, vem causando outros problemas, além do tráfego aéreo, inclusive doenças respiratórias, situação que se agrava em pessoas idosas, além das portadoras de morbidades e crianças. Os atendimentos nos hospitais crescem a cada dia e as autoridades ligadas ao meio ambiente e dos demais segmentos devem acelerar com os instrumentos de combate, controle e assistência para a situação que é grave.

MDB – A campanha eleitoral, ainda, não teve início, pois o prazo para registro das candidaturas a prefeito, vice e vereador termina hoje (15), à meia noite. As convenções que foram realizadas no período de 20 de julho a 5 deste mês de agosto definiram os candidatos, mas, como se previa, poderiam ocorrer mudanças na composição das chapas majoritárias (prefeito e vice), como de fato ocorreu. A notícia sobre o MDB chamou a atenção, pois houve mudança no cargo de vice da candidata Euma Tourinho com a renúncia do empresário Rafael Claro, também do MDB, pedido entregue à Comissão da Executiva Municipal do partido na capital. A campanha terá que ser revista e, caso já tenha material impresso estará perdido, além da estratégia de campanha.

Capital – Aprovado em Convenção Municipal do MDB como candidato a vice-prefeito na Chapa de Euma Tourinho, o empresário Rafael Claros apresentou na quarta-feira sua carta-renúncia à candidatura, perante a Comissão Executiva Municipal do MDB. Informações de bastidores são que Rafael não estava participando das decisões de campanha, que estavam sendo discutidas somente entre a candidata e seu grupo, e que Rafael teria contratos com o segmento público, por isso poderia ter problemas para o registro da candidatura. Mas há controvérsias. Os comentários são muitos, mas a realidade é que ele não é mais candidato e o seu lugar está ocupado pelo advogado Thiago Pessoa. Desde as eleições de 2018, quando ocorreu um quebra-quebra na convenção do partido, na sua sede em Porto Velho, que definiu Maurão de Carvalho, na época presidente da Assembleia Legislativa (Ale) como candidato a governador, o MDB tem se portado em Rondônia realmente como um “partido”, na acepção da palavra...

Campanha – Os candidatos que estarão concorrendo às eleições de outubro próximo, a prefeito, vice e vereador poderão iniciar a campanha eleitoral junto ao eleitorado a partir de amanhã (16). Estão liberadas as caminhadas, passeatas e carreatas no horário das 8h às 22h, até a véspera das eleições. A utilização de carros de som e minitrio elétrico estão liberados, além de reuniões e comícios sem a necessidade de autorização policial, mas as autoridades de segurança devem ser comunicadas 24 horas antes dos eventos. Se nas últimas semanas a correria foi para compor nominatas e registro de candidaturas, a partir de sexta-feira a movimentação será de forma direta dos candidatos em busca dos votos.

Mudanças – Até o fechamento da coluna (por volta das 14h) a informação mais importante sobre as eleições municipais em Porto Velho é a relacionada a mudança de vice da candidata a prefeita pelo MDB, Euma Tourinho, em nota veiculada acima. Mas o prazo para registro de candidaturas vai até à meia noite de hoje (15). Nos bastidores não se observava comentários sobre a possibilidade de alteração em chapas já definidas em convenções encerradas no dia 3 deste mês. Outra nota importante é sobre a debandada de candidatos à câmara de vereadores do candidato do Solidariedade, Benedito Alves, que corre o risco de concorrer a prefeito praticamente sem candidatos a vereador, situação inusitada e preocupante, pois torna-se uma candidatura praticamente majoritária. Se realmente isso ocorrer, questiona-se a legalidade.

Respigo
A candidata a prefeita do União Brasil, Mariana Carvalho, ex-deputada federal e ex-vereadora em Porto Velho, tem um grupo de partidos políticos a apoiá-la na sua caminhada em busca de se eleger prefeita da capital. Além do UB, estão fechados com ela PL, Agir36, Democracia Cristã, PRTB, PRD, Federação PSDB-Cidadania, Progressistas, Avante e o PSD +++ Botafogo e Palmeiras jogaram pelas Oitavas de Final Conmebol Libertadores, na quarta-feira (14) no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, com vitória do time da Estrela Solitária (2x1). Em jogo recente entre as duas equipes assistimos um jogo excelente, mas o de ontem foi difícil de assistir, pois ambos os times têm ampla condições de apresentar um futebol de melhor qualidade +++ A expectativa é para o jogo de hoje entre e Flamengo e Bolivar pela Conmebol Libertadores a partir das 20h30 no Maracanã. O São Paulo vai ao Uruguai enfrentar o Nacional, em jogo com início às 18h.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)