Sai Melki entra Melkinho, Hildon “esquece” promotoria e assume prefeitura, Parlamento Estadual tem apenas uma mulher
Melki – O ex-prefeito (Vilhena e Colorado do Oeste), Melki Donadon nome forte da família de grande liderança política no Cone Sul a ocupar uma das oito vagas a deputado federal está inelegível. Ele não conseguiu registrar sua candidatura e optou por não buscar recursos jurídicos, como uma liminar para disputar as eleições deste ano. Mas a família terá um candidato a federal, o filho de Melki, o Melkinho é o escolhido dos Donadon para a Câmara Federal.
Legislativo – A Assembleia Legislativa (Ale) na legislatura atual tem apenas uma mulher, Rosângela Donadon (PDT-Vilhena), candidata à reeleição, na composição de 24 parlamentares. Em 2014 foram eleitas três mulheres: Glaucione Rodrigues (MDB), segunda mais bem votada (18.121 votos) que renunciou, porque foi eleita prefeita de Cacoal em 2016 e Lúcia Tereza (PP-Espigão) que faleceu em dezembro de 2016 no exercício do mandato. As mulheres precisam ocupar um espaço maior na política.
Saneamento... – Nos últimos 60 dias, após mais de 1,5 ano de mandato o chefe do Executivo de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) deixou de ser Promotor de Justiça para assumir efetivamente a condição de prefeito. Nos últimos 60 dias não demitiu mais nenhum secretário, está investindo na pavimentação asfáltica com várias frentes de trabalho e agora partiu para o saneamento básico, maior problema da capital, com a construção de galeria pluvial na avenida Mamoré. Alagamentos no período de inverno amazônico (chuvas) é um dos muitos entraves ao prefeito de Porto Velho.
...básico – A esperança é que Hildon priorize a rede de esgoto, setor que seus sucessores deixaram de aplicar mais de R$ 600 milhões, disponíveis na Caixa Econômica desde o primeiro mandato de Roberto Sobrinho (PT) durante anos (dois mandatos de Roberto e um de Mauro Nazif-PSB) e foram devolvidos ao governo federal, porque não foi elaborado o projeto inicial. Um absurdo. Como não há mais reeleição, Hildon não terá condições de concluir um projeto de saneamento básico, para uma cidade que tem menos de 3% de rede de esgoto, tendo o rio Madeira como “estação de tratamento”. Mas é importante iniciar.
Lebrão – Candidato à reeleição, o deputado estadual Eurípedes Lebrão (MDB-São Francisco) se elegeu em 2010 em quarto lugar com 15.991 votos e se reelegeu em 2014 com 16.373 votos, o terceiro mais bem votado do Estado. Além de manter um trabalho constante no Vale do Guaporé, Lebrão ampliou espaço político na capital, na Ponta do Abunã e busca espaço para mais uma eleição. O deputado Lebrão ocupa a 1ª secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Respigo
O senador Valdir Raupp (MDB-RO) que busca a reeleição é um dos candidatos que mais trabalha no contato com o eleitorado, pois está botando o pé na estrada. Sua agenda não tem trégua e não importa o dia da semana ou o horário +++ O candidato a governador da coligação Rondônia, Unidos Somos Fortes (MDB/Podemos/PMN/PSC/PCdoB/PHS/Pros/PV), Maurão de Carvalho percorrerá amanhã (29) vários municípios. Maurão estará em Itapuã do Oeste (7h), Cujubim (10h30), Rio Crespo (14h30) e Alto Paraíso (16h30) cumprindo compromissos de campanha +++ A vereadora de Porto Velho, Cristiane Lopes (PP) é pré-candidata a deputada federal. Trabalhando de forma discreta, mas com enorme disposição, Cristiane vem ganhando espaço na sua luta por uma vaga na Câmara Federal +++ Quando se candidatou a vereança foi lançada para ajudar na legenda, mas acabou sendo a mais bem votada do partido. Há quem aposte que Cristiane terá sucesso na sua difícil caminhada rumo ao Congresso Nacional.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
