Saiba quem é a Promotora de justiça afastada em operação contra lavagem de dinheiro; ela é casada com ex-assessor de Marcos Rogério, preso por tráfico

16 de abril de 2024 112

Marlúcia Chianca Moraes foi afastada por determinação do Tribunal. de Justiça de Rondônia

O Ministério Público de Rondônia, em parceria com a Polícia Federal, deflagrou nesta sexta-feira a Operação Alcance 2, que cumpriu 14 mandados de buscas e afastou do cargo a Promotora de Justiça Marlúcia Chianca Moraes, ela é titular da 1ª Promotoria de Justiça de Ouro Preto do Oeste/RO e casada com Marcelo Guimarães Cortez Leite, ex-assessor do senador Marcos Rogério (PL) que após a operação, foi exonerado do quadro de funcionários de seu gabinete. O episódio aconteceu em 2021, durante a pandemia.

Na época, os investigadores informaram que cumpriram 102 mandados judiciais, sendo 42 de prisão preventiva e 60 de busca e apreensão, na chamada Operação Alcance. Foram cumpridos mandados em seis cidades diferentes, sendo Porto Velho, Cacoal (RO), Guajará-Mirim (RO), Fortaleza, Boa Vista e Santa Luzia (MG). As investigações, segundo a PF começaram em agosto de 2020. Verificou-se que "integrantes do grupo atuavam em duas frentes: um núcleo responsável na remessa de droga em carretas para o estado do Ceará e outro na ocultação do patrimônio". Depois que o líder do grupo foi preso em novembro do ano passado, as investigações foram ampliadas.

Marido da promotora foi preso acusado de tráfico

Segundo a PF, foi descoberto que "sete remessas de drogas foram apreendidas totalizando cerca de uma tonelada de cocaína". Além disso, o "dinheiro da droga era recebido de forma dissimulada em contas bancárias" em nome de terceiros e empresas.

A prisão preventiva foi decretada pelo juiz Luís Antônio Sanada Rocha, da 1ª Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho, no âmbito da Operação Alcance. Segundo a PF, as investigações estão desarticulando um esquema criminoso de envio de carregamento de drogas de Rondônia para Fortaleza, no Ceará. Em Porto Velho é investigada a lavagem de dinheiro do esquema. Os investigadores informaram que o grupo movimentou uma tonelada de cocaína e chegou a receber R$ 1,5 milhão em 15 dias.

Nesta sexta-feira, foram bloqueados bens móveis, imóveis, direitos e valores no valor total de R$ 212.401.567,11.

Em 2015 a Promotora chegou a ser homenageada pela OAB de Rondônia, na época ela era lotada na comarca de Buritis, também no interior do estado.

Fonte: ALAN ALEX
PAINEL POLITICO (ALAN ALEX)

Alan Alex Benvindo de Carvalho, é jornalista brasileiro, atuou profissionalmente na Rádio Clube Cidade FM, Rede Rondovisão, Rede Record, TV Allamanda e SBT. Trabalhou como assessor de imprensa na SEDUC/RO foi reporte do Diário da Amazônia e Folha de Rondônia é atual editor do site www.painelpolitico.com. É escritor e roteirista de Programas de Rádio e Televisão. .